27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mercado Municipal de Cantanhede vai ser requalificado

28 de Fevereiro 2020

O Mercado Municipal de Cantanhede vai ser requalificado. A Câmara Municipal assinou, na semana passada, o auto de consignação desta obra que representa um investimento de 199.250 euros e tem um prazo de execução de 120 dias.

A intervenção visa, como explica a autarquia, “modernizar e valorizar o espaço, quer ao nível da funcionalidade, quer em termos estéticos, dotando-o de boas condições para os comerciantes desenvolverem a sua atividade e reforçando a sua atratividade, de modo a revitalizar a importante função que já teve no âmbito do setor comercial da cidade”.

O investimento beneficia de uma comparticipação financeira da União Europeia no âmbito do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural/2014-2020, concretamente da Medida 10 Leader – Cadeias Curtas e Mercados Locais, sob gestão da ADELO – Associação de Desenvolvimento Local Bairrada e Mondego.

Numa primeira fase, as obras a realizar não vão interferir com o normal funcionamento das lojas, que continuar em atividade. Só condicionarão o trabalho dos comerciantes aquando da intervenção em aspetos estruturais do edificado, do pavimento ou da cobertura.

A Câmara de Cantanhede, presidida por Helena Teodósio, adianta que, logo que a empreitada esteja concluída, “levará a hasta pública a concessão do direito de ocupação das 10 lojas devolutas, apostando numa lógica de diversificação da oferta e criando condições para a venda de produtos locais”.

Com uma área de implantação de 2.504 metros quadrados, o Mercado Municipal de Cantanhede está organizado em torno de um amplo átrio interior, possuindo um total de 16 lojas e instalações sanitárias. O projeto de requalificação prevê a colocação de uma cobertura nesse átrio, uma estrutura metálica e revestimento em chapa lacada com isolamento térmico que assegurará a proteção dos utentes relativamente às intempéries e também da exposição solar, tornando o mercado um espaço convidativo em qualquer altura do ano.

Além da beneficiação e pintura da fachada principal e das restantes paredes da parte construtiva, a empreitada contempla a reformulação da drenagem de águas pluviais no perímetro do pátio interior, a abertura de um vão com escada para interligar o mercado municipal e o pavilhão de peixe, bem como a remodelação de instalações sanitárias, incluindo o acréscimo de um bloco destinado a pessoas de mobilidade reduzida. Por outro lado, para facilitar o acesso destas pessoas ao mercado, será executada uma rampa exterior para acesso a pessoas de mobilidade reduzida.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM