Cerca de 40 expositores vão participar, este fim de semana, no Mercado de Outono da Lousã, um evento promovido pela Câmara Municipal que tem como objetivo “celebrar os gostos, cores e sabores” tradicionais desta época do ano.
Este certame vai decorrer, amanhã e domingo, no Mercado Municipal, onde vai promover os produtos endógenos desta época e dar a conhecer a grande variedade que a Lousã tem para oferecer. Mel DOP Serra da Lousã, castanhas, nozes, avelãs, frutos secos, fruta e vegetais da época são alguns dos produtos que estarão em destaque, mas não faltarão também as “merendeiras”, a doçaria, os queijos, os enchidos e outros produtos autóctones e derivados.
De acordo com a autarquia, o Mercado de Outono vai contar com “cerca de 40 expositores e tem como objetivo promover estes produtos de excelência que costumam ter na Feira do Mel e da Castanha um momento de maior expressão”. Como ainda não é possível retomar esta realização nos moldes e dimensão habituais, a Câmara decidiu apostar neste evento, considerando que “é uma forma de promover uma retoma gradual e de estimular os agentes”.
“Esta iniciativa pretende celebrar e reforçar a qualidade dos nossos produtos endógenos e, ao mesmo tempo, proporcionar momentos de animação e de negócio”, realça o presidente da Câmara, Luís Antunes.
A par com a vertente expositiva, haverá também muita animação durante os dois dias. O Mercado de Outono abre amanhã, às 17h00. Depois da inauguração oficial, atua a Orquestra Ligeira da Filarmónica Penelense (17h15) e a Escola de Concertinistas da Lousã (18h30). À noite, a partir das 21h30, atua a Brigada Vítor Jara (STATUS Arena). O certame encerra às 24h00.
No domingo o Mercado vai estar aberto das 10h00 às 19h00, sendo de destacar, para além da variada oferta, a animação, com as atuações do Grupo de Concertinas da Lousã (11h00) e Encerrado para Obras – One Man Band (15h30).