A Câmara Municipal da Mealhada associa-se ao projeto “Too Good To Go”, que assenta no combate ao desperdício alimentar. “Esta associação possibilita a expansão do impacto ambiental positivo na Mealhada, em toda a cadeia de produção dos alimentos, e a promoção da economia local, da mesma forma que educa e sensibiliza os agregados familiares a reduzir o desperdício”, explica o Município.
Com esta iniciativa, a autarquia quer sensibilizar os agregados familiares para a importância da redução do desperdício alimentar, deixando também um convite às empresas e à população para que adiram a este projeto que permite a algumas empresas a rentabilização do excedente, trazendo também benefícios aos clientes, que podem comprar refeições a um preço mais acessível.
De acordo com os dados divulgados, atualmente um terço dos alimentos são desperdiçados, que representa prejuízos a nível ambiental, social e económico. Como solução, a “Too Good To Go” desenvolveu uma aplicação que permite às empresas de restauração conter o desperdício, através das “Magic Box” que, embaladas com alimentos em sobra do dia, são disponibilizadas na aplicação pelos próprios restaurantes, por um preço simbólico.
A “Too Good To Go” está em funcionamento em 17 países diferentes, tendo já salvo 119 milhões de refeições, 1.2 milhões só em Portugal. Conta com cerca de 136 mil parceiros.