Tal como na Química e postulada a Lei de Lavoisier, em 1785, também na escrita e no pensamento, isso de certo modo, acontece…“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Escrevo, partilhando os assuntos que me tocam e com os quais me vou identificando.
Hoje, foi uma história que escutei e bateu fundo, dentro da minha alma.
Ei-la…
Um aprendiz falando com o Mestre, ia colocando as dúvidas, às quais ele respondia com uma eloquência e sabedoria marcantes.
Aprendiz: – Mestre, o que é veneno?
Mestre: – Qualquer coisa, que está para além do que precisamos, é veneno: Ego. Ambição. Raiva. Medo. Preguiça. Poder. Inveja. Ódio.
– E o que é medo, Mestre?
– O medo é não aceitação da incerteza. Se aceitamos a incerteza ela torna-se inspiração.
– E o que é ódio?
É não aceitação das pessoas, como elas são. Se as aceitarmos incondicionalmente, então isso de torna Amor.
– E inveja?
– É a não aceitação do bem no outro. Se aceitamos o bem no outro, ele torna-se inspiração.
-E o que é raiva?
-Raiva é o que está para além do controle. Se aceitarmos, isso torna-se tolerância.
-E o que é maturidade espiritual?
-É quando se para de tentar mudar os outros e a pessoa se concentra em mudar a si mesmo. É quando se entende que todos estão certos na sua própria perspetiva. É quando aprende a deixar ir. É quando não se têm expectativas nos relacionamentos e se ama simplesmente, pela alegria que isso traz.
A maturidade espiritual é quando se entende que tudo o que se faz é apenas para a nossa própria paz. É quando se para de querer mostrar ao mundo o quanto inteligente se é. É quando não se sente mais necessidade da busca de aprovação dos outros. É quando se para de se comparar com os outros. Sobretudo, é quando se está em paz consigo mesmo.
Maturidade espiritual é ainda quando se é capaz de distinguir entre precisar e querer e deixar ir o seu querer.
Mas, para além de tudo, o mais importante, é quando se para de anexar necessariamente felicidade a toda a parte material – poder ou o que quer que seja de ordem material.
Depois desta reflexão, fazer o balanço pessoal, impõe-se! E cada um conforme o alargamento de sua consciência que já alcançou, tornar-se-á estrela brilhante, estou certa.
Cada segundo é o tempo exato de recomeço e de desafios sem parar, a fim de que não se verifique procrastinação.
Para isso, há que ter a visão exata do que se quer e fazer o seu compromisso consigo mesmo e com o Universo, a fim de todos juntos tornarmos o Planeta Terra um lugar lindo e bom para se habitar, em Paz e Amor.
Quem aceita o desafio? Parar é morrer! Lutar, ser, mudar e crescer é contribuir para um mundo melhor!
“Maturidade espiritual é quando se aprende a calar, a afastar-se e a agradecer pelo que se tem”. Feliz recomeço, em 2020.