17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Maior competição de robótica da região Centro está de regresso

28 de Março 2024

A maior competição de robótica da zona Centro – o BotOlympics regressa com a 9.ª edição ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no Polo II, nos dias 11, 12 e 13 de abril. No dia 14 decorre a grande final dos diferentes escalões da competição na praça central do Alma Shopping.

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (NEEEC/AAC), em parceria com o Clube de Robótica da Universidade de Coimbra (CR/UC) apresenta três provas, para as três diferentes faixas etárias dos participantes, sendo, por isso, um “evento único pois reúne, no mesmo espaço de competição, alunos do ensino básico, secundário e superior”, refere a comissão organizadora.

Com cariz educativo e formativo, o evento tem como principal objetivo dar a conhecer o mundo da robótica e a área da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, através de uma perspetiva divertida e simples a fim de cativar as mentes mais jovens a explorar um vasto horizonte que moldará o futuro do mundo que nos rodeia.

A competição possibilitará aos participantes usufruírem de quatro dias de animação, aprendizagem e novas amizades. Para além de uma viagem à descoberta da cidade dos estudantes e dos vários desafios surpresa direcionados unicamente para os participantes, a organização proporciona, no Alma Shopping, o programa paralelo BotKids no dia 13 de abril. “Um dia repleto de desafios e demonstrações abertas a todo o público, sobretudo aos mais novos, para que estes possam entrar em contacto com o futuro robótico e tecnológico”, afirma.

Para esta edição, a organização fez alguns ajustes das provas de competição, sendo que a prova ISR, do ensino básico, tem agora o intuito de representar uma estrada com cruzamentos e passagem de animais, cujo objetivo é o robô tomar as decisões acertadas de forma a chegar ao seu destino.

Já a Prova Bot’n Roll, do ensino secundário, designada por “Robot Delivery”, tem como objetivo simular um serviço de entregas, pelo que o robô necessitará de transportar caixas para os respetivos locais de descarga.

A Prova FCTUC, do ensino superior, designada por “Polícia e Ladrão”, pretende replicar a rapidez de reação de uma força policial robótica a uma fuga, sendo o robô polícia dos participantes o responsável por captar o robô ladrão.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM