O Município de Penalva do Castelo e a Junta de Freguesia de Esmolfe, com o apoio da Promoção das Frutas e Legumes da Beira Alta (FELBA), promovem este domingo (8) a 27ª Feira da Maçã Bravo de Esmolfe.
O certame, a decorrer no Largo de Santo Ildefonso, vai divulgar os produtos endógenos que tanto caracterizam aquele território. Falamos da Maçã Bravo de Esmolfe, do Queijo Serra da Estrela e Penalva do Castelo e do Vinho do Dão Penalva do Castelo, um verdadeiro trio “de excelência” para saborear e apreciar neste concelho.
“Este ano, a feira vai realizar-se dentro dos mesmos moldes do anterior, que foi um sucesso”, disse ao “Despertar” Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo.
Ao todo, são mais de 50 expositores que vão mostrar o que de melhor se faz em Penalva do Castelo, sendo a Maçã Bravo de Esmolfe a “rainha” deste certame, que abre portas pelas 10h00. Quanto a produtores, segundo o autarca, são mais de 20.
A animação também está garantida durante todo o dia com a Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, da Casa do Povo de Esmolfe e do Grupo Sons do Minho a encerrar o evento pelas 16h00, que prometem proporcionar momentos bem divertidos e animados a todos os que por ali passarem no domingo.
Este ano, o certame vai contar também com a presença do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Caldas.
Do programa faz parte o segundo Trail Maçã Bravo de Esmolfe, que conta com três percursos diferentes: a caminhada (8.5 km), um trail curto (12 km) e um trail longo (18 km), num caminho que liga a aldeia de Esmolfe a Penalva do Castelo, com início marcado para as 09h00.
A iniciativa, de acordo com Francisco Carvalho, vai reunir mais de uma centena de participantes que “vêm à feira e aproveitam para fazer exercício físico e desfrutar do património histórico e paisagístico de Penalva do Castelo”.
Neste dia, a partir das 14h30, realiza-se o tradicional Concurso Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe que ruma à sétima edição e que se tem revelado “um grande sucesso”, tendo mesmo levado um dos anteriores participantes a criar o seu espaço com o Bolo Rei de Maçã Bravo de Esmolfe.
Esta atividade, que prevê reunir mais de 20 participantes, pretende eleger os melhores produtos a concurso, desde compotas, bolos, licores ou outras iguarias. O que não pode faltar nas receitas, tal como seria de esperar, é a Maçã Bravo de Esmolfe.
Qualidade e quantidade garantidas
Este ano, assim o confirmou o presidente do Município de Penalva do Castelo, “não vai faltar maçã de qualidade e em quantidade”.
“É muito diferente do ano anterior, em que tivemos de andar a solicitar aos produtores para guardarem a fruta para a feira. Já, atualmente, há muita maçã e que pode ser comprada a um preço bem convidativo”, acrescentou.
Nesta 27ª edição, Francisco Carvalho perspetiva bater o recorde do número de visitantes. “As minhas expetativas são elevadas, porque estou habituado a que apareça muita gente em Penalva do Castelo, desde Leiria ao Porto. Espero alcançar cerca de oito mil visitantes”, sustentou.
A Maçã Bravo de Esmolfe
Tal como o próprio nome indica, a Maçã Bravo de Esmolfe terá surgido há cerca de 200 anos na aldeia de Esmolfe, no concelho de Penalva do Castelo.
Esta é uma fruta de tamanho médio/pequeno, forma oblonga-cónica epiderme esbranquiçada, eventualmente com manchas avermelhadas. Polpa branca, macia, sucosa, doce, com boas qualidades gustativas, aroma intenso e agradável.
A sua colheita é feita a partir de setembro e conserva-se no frio entre quatro a cinco meses.
“É uma maçã que não consegue guardar segredo quando está arrumada, pois denuncia-se pelo aroma e pelo cheiro. A polpa é mais macia e mais suculenta”, caracterizou o presidente Francisco Carvalho, indicando que não tem dúvidas de que a Maçã Bravo de Esmolfe tem todas as características para ser considerada uma das melhores do mundo.
Os benefícios da Maçã Bravo de Esmolfe
A Maçã Bravo de Esmolfe, além de ser muito apreciada pelas suas características únicas, tem muitos benefícios para a saúde. O “Despertar” partilha com os leitores alguns deles: faz bem ao coração, tem um poder antioxidante e é uma ótima aliada na prevenção do cancro.