13 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Maçã Bravo de Esmolfe continua a ser atração em Penalva do Castelo

4 de Outubro 2024

No domingo (6), todos os caminhos vão dar à freguesia de Esmolfe, em Penalva do Castelo, para mais uma Feira da Maça Bravo.

A XXVIII edição vai decorrer no Largo de St. Ildefonso e pretende promover os produtos endógenos que tão bem caracterizam a região.

Este ano os grandes incêndios de setembro destruíram grande parte do património da região, o que obrigou a organização a tomar algumas medidas quanto a certas iniciativas já anunciadas, como o cancelamento do trail. Contudo, a vontade de um povo ferido consegue desbravar caminhos e levantar a cabeça para não deixar cair uma das tradições mais características da zona.

“Chegamos à conclusão que talvez a população não estivesse prontamente moralizada para ter uma festa e decidi retirar a animação. Tiramos o Domingão da SIC e tínhamos equacionado colocar alguma animação de âmbito nacional mas também decidi não avançar. Assim vamos fazer o evento com a prata da casa”, afirmou Francisco Carvalho, presidente de Penalva do Castelo.

Com toda a coragem, a organização preparou assim um dia recheado sobretudo de sabor. A abertura do certame está agendada para as 10h00 e logo de seguida, decorre a arruada pela Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo. Da parte da amanhã, pelas 10h30, há ainda lugar para a atuação da Casa do Povo de Esmolfe.

Já da parte da tarde a festa começa com o VIII Concurso “Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe”, às 14h30, e meia hora depois, às 15h00, o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo faz as delícias musicais que promete proporcionar uma tarde muito divertida.

“Não estamos a dispersas verbas, cortamos a despesa toda e vamos fazer um evento direcionado para os produtores da maçã ao mesmo tempo que promovemos a freguesia”, sublinhou o autarca.

Apesar da Maçã Bravo ser a “rainha” de Esmolfe, esta feira serve também para divulgar outros produtos endógenos da região e que tão bem caracterizam o território, como o Queijo Serra da Estrela e Penalva do Castelo e o Vinho do Dão Penalva do Castelo.

Ao todo estarão cerca de uma dezena de produtores e meia centena de expositores, que são todas as associações locais que vão participar com os seus produtos, seja artesanato, doçarias, compotas, vinhos, fumeiros, entre outros.

 

Concurso “Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe”

O concurso “Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe” volta a realizar-se, pelo seu oitavo ano, e promete deliciar os mais gulosos. A iniciativa, que se tem revelado um verdadeiro sucesso, visa a criação de delícias gastronómicas (doce, salgado ou outros), que contenha como ingrediente principal a rainha das maçãs – a Bravo de Esmolfe.

O concurso pretende estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo, tendo por base um dos produtos endógenos do concelho.

 

Trail cancelado devido a incêndios

Este ano era suposto realizar-se a terceira edição do Trail Maçã Bravo de Esmolfe, prevista para este dia, no entanto o Município de Penalva do Castelo decidiu cancelar a iniciativa.

Esta decisão teve por base os incêndios florestais que deflagraram no concelho de Penalva do Castelo, designadamente na freguesia de Esmolfe, que acabaram por reduzir a cinzas os percursos que estavam delineados.

“Os trilhos devido aos fogos estão em muito mau estado e não vamos promover a nossa paisagem com uma vista queimada”, disse Francisco Carvalho.

Os participantes já inscritos irão ser reembolsados do valor da inscrição.

 

Maçã Bravo de Esmolfe é uma referência

Falar da Maçã Bravo de Esmolfe não é nenhuma novidade até porque ela surgiu há cerca de 200 anos precisamente nesta aldeia, do concelho de Penalva do Castelo.

Conhecida pelo sabor autêntico e cheiro refrescante, a Maçã Bravo de Esmolfe é também uma referência para a saúde, contendo componentes benéficos. Os estudos revelam que pode contribuir para a saúde cardiovascular devido ao seu teor de fibra e polifenóis, que por sua vez auxilia no controlo do colesterol e dos triglicerídeos (gorduras no organismo). O poder antioxidante, que já é conhecido na maçã “normal”, é ainda mais ativo nesta variedade pois o nível de compostos bioativos é maior e, desta forma, é um aliado no combate ao aparecimento de determinadas doenças e envelhecimento precoce. Esta variedade que tem propriedades fitoquímicas ajuda também o organismo a prevenir os diversos tipos de cancro.

De polpa branca, macia, sucosa, doce, com boas qualidades gustativas, a colheita desta maçã é feita a partir de setembro e conserva-se no frio entre quatro a cinco meses.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM