A empresa LUGRADE – Bacalhau de Coimbra S.A. uniu forças com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) para criar o primeiro concurso Bacalhau Lugrade. Esta iniciativa inovadora desafia os alunos finalistas dos cursos da área de cozinha da EHTC a demonstrarem a sua criatividade e talento, tendo o bacalhau como ingrediente principal.
Esta edição inaugural do concurso servirá como um projeto piloto, com a ambição de se expandir a mais cursos e escolas em futuras edições.
O desafio técnico proposto pela Lugrade passa pela criação de receitas originais utilizando os diversos produtos de bacalhau disponibilizados pela empresa. Os concorrentes passarão por uma fase de pré-seleção, onde as suas propostas escritas de receita (ficha técnica) serão avaliadas pelo júri para escolher os seis finalistas. A final consistirá na preparação, em duas horas, do prato original concebido por cada aluno.
A presidência do júri ficará a cargo do renomado Chef Diogo Rocha, que recentemente viu renovada a sua Estrela Michelin pelo trabalho no Restaurante Mesa de Lemos, em Silgueiros, Viseu. O painel é composto ainda por um representante da Lugrade, dois chefes de cozinha formados pela EHTC e um representante da Direção da EHTC, que também assumirá o papel de coordenadora técnica do concurso.
As inscrições para o concurso estão abertas até ao dia 23 de maio, sendo necessário que os alunos interessados apresentem a sua proposta de receita para a fase de pré-seleção. A grande final do primeiro concurso Bacalhau Lugrade está agendada para o dia 12 de junho.