26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

LPCC promove curso sobre prevenção em oncologia

1 de Março 2019

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) vai desenvolver, no dia 15 de março, entre as 9h30 e as 18h30, na sua sede, em Coimbra, uma formação sobre prevenção e intervenção em oncologia, dirigida a estudantes das áreas das Ciências Farmacêuticas.

“Cancro: Da prevenção à Intervenção – O Papel do Farmacêutico” é o nome deste curso que visa proporcionar aos estudantes mais conhecimento sobre a LPCC, bem como a sua missão, objetivos e serviços. Pretende, ainda, promover conhecimentos na temática da doença oncológica, causas, fatores de risco, diagnóstico precoce e rastreio do cancro; fomentar a ação dos farmacêuticos na prevenção e controlo do cancro; contribuir para a prevenção primária e secundária do cancro e realçar o papel do farmacêutico em contextos oncológicos.

Promovida em parceria com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos, esta iniciativa “vem dar continuidade ao projeto de formação creditada e de educação para a saúde sobre cancro, dirigido a farmacêuticos da zona Centro do país, iniciado pela Liga em 2014”.

A LPCC destaca a relação de proximidade e confiança que a farmácia estabelece com cada um dos seus utentes, assumindo-se, por isso, o farmacêutico como um parceiro estratégico e as farmácias como aliados importantes nos cuidados de saúde.

De acordo com os números divulgados, “um em cada três europeus é diagnosticado com cancro, sendo esta doença responsável pela morte de um em cada quatro portugueses”. Com esta formação, a LPCC.NRC reconhece a importância do farmacêutico e procura promover ferramentas e competências aos estudantes que, mais tarde, as aplicarão em campo.

O programa contempla sete horas de formação divididas por cinco módulos, iniciando com uma palestra de Miguel Pina sobre a LPCC. Segue-se a intervenção de Joana Bastos, do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, sobre “Epidemiologia da Doença Oncológica”, e de Marta Pereira, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), sobre “Cancro: Sinais de alerta, detenção precoce e prevenção secundária”. O programa continua com a apresentação de Rute Salvador, do CHUC, sobre o papel do farmacêutico num contexto oncológico.

A presença nesta formação vai garantir um certificado de participação emitido pela LPCC. As inscrições podem ser efetuadas no site da Liga, em https://www.ligacontracancro.pt/curso-estudantes-farmacia.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM