A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou, a 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, a Linha Pulmão, que tem como objetivo informar e apoiar a pessoa com cancro do pulmão, sua família ou amigos e profissionais de saúde, em aspetos relacionados com a doença e tratamento, instituições ou centros de tratamento, direitos dos doentes e cuidadores.
Disponível através do número 808 259 259, a linha disponibiliza apoio jurídico, social e psicológico a todos os que possam estar a vivenciar, de forma direta ou indireta, o cancro do pulmão. Inicialmente em fase de projeto-piloto, a Linha Pulmão pretende ser “uma ferramenta de apoio de primeira linha para quem se depara com a doença e precisa de orientação para um percurso de luta, resistência e esperança”, explica a LPCC.
O cancro do pulmão tem uma incidência e uma mortalidade muito altas. De acordo com os números divulgados pela LPCC, a cada ano surgem 1,6 milhões de novos casos e ocorrem 1,4 milhões de mortes. Em Portugal, o cancro do pulmão mata 3500 pessoas por ano, sendo esta a primeira causa de morte nos homens e já o quarto tipo de cancro nas mulheres.
“Esta linha é mais uma iniciativa para cumprir a nossa missão de apoiar e informar o doente e os cuidadores. Preocupa-nos também a crescente incidência do cancro do pulmão nas mulheres, resultante do aumento dos hábitos tabágicos no sexo feminino. O maior conhecimento sobre a doença dá ao doente a possibilidade de tomar decisões mais informadas conjuntamente com os profissionais de saúde que o acompanha”, explica o presidente da LPCC, Vítor Rodrigues.