19 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã investe mais de 182 mil euros em apoios sociais

27 de Agosto 2021

A Câmara Municipal da Lousã vai investir mais de 182 mil euros em apoios sociais. Aprovados pelo Executivo, estes financiamentos destinam-se ao apoio às estruturas de ensino diferenciado, desenvolvimento de projetos e funcionamento das atividades de animação e apoio à família.

No âmbito das políticas e práticas de inclusão que são uma referência no concelho, foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro à ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã do montante de 60.000 euros, valor que se destina a apoiar os alunos carenciados das estruturas de ensino diferenciado/estruturado, nas atividades letivas e atividades não letivas do Agrupamento de Escolas da Lousã no ano letivo 2020/2021. Foi aprovado ainda um outro apoio financeiro à ARCIL, no valor de 20.050 euros, para o desenvolvimento de iniciativas destinadas à infância e juventude, nomeadamente para assegurar os recursos humanos necessários para projetos educativos e ocupacionais como as “Férias Ativas”, “Toque & Tom” e “Oficina de Segurança”.

Já no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), o Executivo Municipal aprovou a atribuição de 77.600 euros à ACTIVAR – Associação de Cooperação da Lousã, de 8.200 euros à Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras e de 16.500 euros ao Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins.

A autarquia aprovou ainda diversos protocolos de colaboração a estabelecer com a ARCIL e com o Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins que têm como objeto a cedência de instalações e equipamentos para funcionamento dos Centros de Atividades de Tempos Livres.

De acordo com a Câmara, os acordos e apoios definidos abrangem mais de 380 crianças e enquadram-se nas medidas de apoio às famílias que contemplam outras medidas como a Ação Social Escolar, tarifas sociais, oferta de manuais e material escolar, transportes escolares, diversos projetos educativos e outros apoios sociais.

****

Regulamento para atribuição de bolsas a universitários revisto

O Município da Lousã vai efetuar alterações ao Regulamento Municipal de Apoio aos Estudantes do Ensino Superior Residentes no Município da Lousã. O documento, que se encontra em discussão pública até 2 de setembro, tem como objetivo “explicitar alguns procedimentos, balizar o intervalo de apoios e, ainda, proporcionar uma nova participação dos cidadãos”, explica a autarquia.

A discussão do documento permite que qualquer cidadão interessado possa apresentar as suas sugestões, através de meios eletrónicos ou por correio postal. Para participar na alteração deste documento poderá remeter os seus contributos por e-mail (geral@cm-lousa.pt) ou por carta dirigida ao presidente da Câmara Municipal, e apresentar as suas sugestões para a alteração do Regulamento.

De acordo com a Câmara, na sua primeira edição, relativa ao ano letivo que terminou recentemente, foram atribuídas bolsas de estudo a 19 alunos do ensino superior, tendo a medida significado um investimento de 6.900 euros, com bolsas que variaram entre 300 euros a 500 euros.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM