17 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã apoia associações culturais, recreativas e juvenis

4 de Março 2022

A Câmara Municipal da Lousã aprovou, na semana passada, a atribuição de apoios financeiros, no valor de mais de 63.500 euros, às associações culturais, recreativas e juvenis do concelho.

Com este investimento, a autarquia pretende ajudar as associações a cumprir as funções a que se propõem, na área cultural e não só, envolvendo centenas de munícipes e contribuindo para a dinâmica e coesão social.

“A autarquia continuará sempre a apoiar as associações do concelho, uma vez que reconhece o seu valor, nomeadamente o contributo para a integração social e preservação da identidade do concelho”, realça o presidente da Câmara, Luís Antunes.

O Município aprovou ainda, na mesma reunião do Executivo, a atribuição de um apoio de 15 mil euros à ACTIVAR – Associação de Cooperação da Lousã, relativo ao funcionamento do projeto Espaço J e 8.ª Geração durante o ano de 2022.

De acordo com a autarquia, este projeto, que se insere na candidatura ao Programa Escolhas, tem como objetivos “contribuir para o sucesso escolar, a redução do absentismo e abandono escolar, bem como a formação, qualificação profissional e o desenvolvimento de competências digitais”. Visa, ainda, a dinamização de atividades de promoção da saúde, da prática desportiva e de participação em atividades artísticas e culturais.

Trata-se, como explica o presidente, de “um projeto com continuidade e resultados comprovados no concelho, que tem já uma dinâmica relevante no trabalho com os jovens e que a Câmara Municipal reconhece como sendo um investimento com um retorno muito interessante”. Luís Antunes indicou também que “toda a atividade do projeto é muito pertinente, mas importa destacar as atividades de educação não formal, que têm um forte contributo para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, bem como o aprofundamento de direitos e deveres cívicos e comunitários”.

*****

Serviço de cadastro eBUPI desloca-se às freguesias

O serviço eBUPI – Estrutura de Missão para a Expansão do Cadastro Simplificado vai deslocar-se às quatro freguesias do concelho da Lousã, apostando assim numa relação de proximidade com os proprietários. Em colaboração com estas quatro Juntas, a Câmara vai disponibilizar aos seus munícipes um serviço itinerante de cadastro eBUPi, que se junta ao balcão que está em funcionamento, desde abril de 2021, nas instalações da DUECEIRA.

“Esta nova valência tem como principal objetivo promover a adesão a este instrumento, que permite, de forma simples e gratuita, o registo de prédios e a consulta, atualização e impressão de informação em vigor sobre uma determinada parcela, através da internet, em tempo real e a qualquer momento”, explica o Município.

O eBUPI vai estar disponível nas instalações das Juntas de Freguesia. Hoje estará em Vilarinho (durante a manhã); na terça feira nas Gândaras (durante a manhã); no dia 16 em Foz de Arouce (durante a tarde) e no dia 24 em Serpins (durante o horário de funcionamento).

“Este é um serviço essencial para conhecer o nosso território, nomeadamente os proprietários dos terrenos e prédios e, por isso mesmo, em conjunto com as Juntas de Freguesia, iremos levar este serviço junto dos munícipes e assim facilitar o processo”, realça Luís Antunes.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM