A Câmara Municipal da Lousã vai apoiar os apicultores do concelho no processo de certificação de mel e também a compra de alimentos para as abelhas. Esta medida, aprovada pelo executivo na reunião de segunda feira, tem como objetivo apoiar a apicultura num “ano particularmente difícil para esta atividade”.
Um dos apoios contempla a atribuição do equivalente a 50 por cento da despesa do processo de certificação – até ao valor de 50 euros por apicultor – exclusivo aos apicultores do concelho da Lousã e sócios da Cooperativa Lousãmel que procedam à certificação. A certificação é fruto de um trabalho desenvolvido, tendo como objetivo uma maior qualidade para o consumidor final e que estimula a adoção de boas práticas no maneio das colmeias e das abelhas.
À semelhança do que fez já em anos anteriores, a autarquia aprovou também a atribuição de um valor de 2.500 euros à Cooperativa Lousãmel para aquisição e distribuição de alimentos para as abelhas. “Estas medidas têm como objetivo um apoio mais direto e efetivo à atividade apícola – uma atividade importante no concelho nomeadamente para a dinamização da economia local – e à valorização de um produto de excelência do território, o Mel DOP Serra da Lousã”, explica Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã.