2 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Lousã a Mexer +” regressa segunda com novidades

15 de Outubro 2021

O projeto “Lousã a Mexer +”, destinado aos seniores do concelho, vai recomeçar na segunda feira com mais novidades. Promovido pela Câmara Municipal da Lousã, pretende promover o convívio, a partilha e a realização de atividade física e motora adequada à idade. Tem, ainda, como objetivos “prevenir o isolamento, o sedentarismo e o agravamento de doenças”, destaca a autarquia.

Assim, após um período longo de paragem devido ao confinamento, vão ser retomadas as atividades, nomeadamente hidroginástica, aulas de natação, natação livre, zumba sénior, aerogym, ginástica sénior e caminhadas. Como novidade, surgem as aulas de pilates.

Todas as atividades são adaptadas às faixas etárias e orientadas por professores devidamente qualificados, sendo as mesmas articuladas com as instituições particulares de segurança social do concelho.

As inscrições podem ser efetuadas na receção da Piscina Municipal ou através do telefone 239 995 777.

“As atividades que integram o Plano Municipal Sénior, que eram promovidas regularmente pela autarquia e que foram interrompidas pela pandemia, são um contributo efetivo para a promoção da qualidade de vida dos seniores do concelho”, realça o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. Enaltece, ainda, “a importância destes encontros intergeracionais que, especialmente após um período em que não existiram atividades, são extremamente positivos para todos os participantes e são importantes momentos de partilha”.

*****

Rede de Bibliotecas da Lousã com novas dinâmicas

A Rede de Bibliotecas da Lousã iniciou o ano letivo com novas dinâmicas e iniciativas, sendo de destacar a entrada de um novo elemento de ligação entre o Gabinete Coordenador Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, as escolas, as professores bibliotecárias e as parcerias locais (nomeadamente a Câmara Municipal). Maria José Cristóvão é, então, a nova coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares, substituindo Lucília Santos.

Já no âmbito do Projeto de Promoção de Leitura, que conta com animadores de leitura da Câmara Municipal, foi escolhido o livro “Chico fantástico, super-herói de plástico”, do escritor Pedro Seromenho, que aborda o tema da reciclagem e a necessidade de redução de resíduos plásticos, uma ação que contribui para os projetos das Eco-escolas.

A dinamização da leitura foi também complementada pela visita digital do escritor às escolas EB n.º1, EB n.º 2, EB de Casal Santo António e EB de Santa Rita, já em outubro, para grande entusiasmo das crianças das nove turmas envolvidas.

Ao nível local, houve um reforço do número de assistentes de biblioteca, o que permite assegurar a abertura das bibliotecas escolares durante um período maior, bem como um melhor acompanhamento dos alunos nas suas pesquisas, na realização de trabalhos, nas requisições de livros e outros materiais. Este reforço de meios, dependente do Ministério da Educação e do índice de absentismo, está orientado para a concretização das medidas do Plano Escola+ 21-23.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM