20 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Linhares Furtado apresenta mensagem de amor através da arte

28 de Agosto 2020

“Uma Paleta de Saudade” é o tema da exposição de pintura e desenho que o cirurgião Alexandre Linhares Furtado apresenta, até 23 de setembro, no Pavilhão Centro de Portugal. Através da arte, transmite uma mensagem de amor e de saudade, numa homenagem à sua esposa, Arminda San-Bento Furtado, falecida em outubro do ano passado.

O “cirurgião sonhador” desfaz-se agora dos “verbos, predicados e adjetivos” e descreve a “saudade” de outra forma, pela sua “veia” artística, através da pintura e do desenho. Linhares Furtado, o cirurgião que em 1969 começou a reescrever a história da cirurgia portuguesa, revela assim, agora em público, o seu outro lado, o de artista. Nesta exposição conta “uma nova história, com novos factos e muita emoção”. A homenagem à sua mulher, Arminda San-Bento, é a “pedra de toque” que justifica a abertura deste novo livro na vida de Linhares Furtado, o cirurgião que, nos tempos livres, se transformava em pintor, primeiro recorrendo a um simples papel de embrulho e um lápis e só depois, a tela, o óleo e o acrílico.

As hortênsias, azáleas, orquídeas, as ilhas, o mar, as nuvens, os filhos, os netos e, o mais importante que tudo, a “sua Arminda” foram a inspiração. É de tudo isto que fala esta exposição que pode ser visitada de terça a sexta feira entre as 14h30 e as 19h00 e aos fins de semana das 15h00 às 19h30.

“Uma Paleta de Saudade” é organizada pela Associação Orquestra Clássica do Centro, com o apoio da Sessão Distrital da Ordem dos Médicos, Centro Cirúrgico de Coimbra, Câmara de Coimbra e Dgartes/Ministério da Cultura.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM