28 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Laboratório UpCells vai desenvolver vacina contra o cancro

20 de Setembro 2018

A Tecnimede, companhia farmacêutica de múltiplas valências em prol da saúde, e a Universidade de Coimbra vão inaugurar, na terça feira (25 de setembro), às 15h00, o laboratório UpCells, que servirá para o desenvolvimento de um projeto inovador de combate ao cancro.

Localizado na antiga Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), este novo equipamento visa “dotar a região Centro de infraestruturas que lhe permitam assumir a liderança nacional na área da Terapia Celular”. De acordo com informações divulgadas pela Tecnimede, servirá como palco ao “desenvolvimento de uma vacina de grau clínico direcionada para as células estaminais cancerígenas”, um projeto inovador de investigação e desenvolvimento Tecnológico em co-promoção realizado em parceria entre a Tecnimede e a UC. A terapia celular neste projeto visa uma futura aplicação no tratamento de tumores pancreáticos e das não pequenas células do pulmão.

Depois da inauguração do laboratório, segue-se um debate sobre “As novas fronteiras da saúde: do saber à investigação”, onde será discutida a importância para a saúde pública da relação entre a indústria farmacêutica e as universidades.

Este projeto representa uma abordagem terapêutica inovadora com enorme potencial e valor acrescentado para os doentes oncológicos. O novo laboratório vai apostar, assim, no combate a uma doença que é cada vez mais comum. A Organização Mundial de Saúde estima que nas próximas duas décadas o número de novos casos de doenças oncológicas aumente em cerca de 70 por cento.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM