Crianças e jovens vão participar, no domingo, em Miranda do Corvo, numa atividade que concilia desporto e ambiente. Trata-se de uma ação de “plogging”, onde os participantes correm e limpam os caminhos e espaços naturais que vão percorrer.
Promovido pelos Trilhos dos Abutres, Abutres Trail Running School e Câmara Municipal de Miranda do Corvo, o evento assinala o lançamento da 11.ª edição dos Trilhos dos Abutres, uma das mais emblemáticas provas de Trail Running em Portugal, que se realiza de 28 a 30 de janeiro de 2022 e que reforça a aposta na sustentabilidade ambiental.
De acordo com Tiago Araújo, presidente da Associação Abutrica, esta ação destina-se principalmente a crianças e jovens acompanhados por adultos mas é também aberta a todos os interessados que queiram “arregaçar as mangas para uma recolha de lixo sem precedentes pelos espaços naturais de Miranda do Corvo”.
O “plogging” é uma nova atividade física que procura também deixar o planeta em boa forma: enquanto se corre ou se faz uma caminhada, são também feitas pequenas paragens para recolha do lixo do chão das cidades, do campo ou das praias. Nesta iniciativa, sem limite de participantes, é possível participar sem correr, focando-se apenas na recolha do lixo encontrado pelos trilhos. No final, vai realizar-se um atelier de trabalhos manuais, onde as crianças e jovens vão realizar trabalhos manuais com algum do lixo recolhido, procurando sensibilizar os mais novos para as questões ambientais e a problemática da poluição, com foco na reutilização artística que pode ser feita dos materiais recolhidos.
Este atelier destina-se apenas a crianças e realiza-se no domingo à tarde, mediante inscrição em artschool.miranda@gmail.com. Os trabalhos realizados vão ficar expostos na Expotrail, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, no decorrer do evento “Trilhos dos Abutres 2022”.