16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Jogador de poker conimbricense edita o primeiro livro

24 de Fevereiro 2020

Jogador profissional de poker, personalidade da Internet, streamer de jogos, e agora autor. André Coimbra carrega mais da cidade de Coimbra do que apenas o apelido. O conimbricense de 33 anos continua a dar cartas no mundo do poker com a edição do livro “Estratégias para vencer em torneios de poker”, que foi lançado em Dezembro do ano passado e que tem como objectivo ajudar os jogadores menos experientes a perceber as características fundamentais do jogo, as dicas que lhes podem ajudar a ganhar dinheiro e as estratégias para vencer de forma mais consistente na mesa de poker. É o primeiro livro da carreira de André Coimbra, que se tem vindo a notabilizar como um dos jogadores profissionais de poker mais famosos de Portugal. De acordo com a sinopse de “Estratégias para vencer em torneios de poker”, o livro encontra-se dividido em 7 partes que exploram temas que vão desde as regras do Poker Texas Hold’em até conceitos mais avançados como o ICM e os chops.

Sobre o autor

Natural de Coimbra, André mudou-se para Lisboa nos tempos de estudante e encontrou nos jogos a paixão de uma vida. Ainda antes de começar a ganhar prémios em torneios profissionais de poker, o jovem teve uma carreira notável enquanto jogador competitivo de Magic: The Gathering, que é um popular jogo de cartas que envolve o tema de fantasia e que reúne milhões de fãs em todo o mundo. Com o passar dos anos, no entanto, o percurso profissional de Coimbra tem passado mais pelo trabalho como comunicador e embaixador do poker e de outros jogos do que pelos torneios e mesas de jogo. Depois de anos a fazer streams de jogos para fãs através do Twitch e de centenas de mensagens partilhadas através das redes sociais, André Coimbra decidiu experimentar um novo médium para transmitir os seus conhecimentos e experiência com “Estratégias para vencer em torneios de poker”. O livro, cujo valor se situa próximo dos €50, é o primeiro exemplo de literatura portuguesa que se dedica a expor e analisar conceitos úteis para os jogadores de poker online. Mas existe toda uma indústria na Internet que procura fazer dinheiro e ajudar a fazer dinheiro através da transmissão de conceitos e estratégias avançadas de poker.

O mundo do coaching de poker

Praticamente desde que ser jogador profissional de poker online se tornou comum para milhares de jovens em todo o mundo, uma indústria paralela tem vindo a surgir um pouco por toda a Internet. O coaching de poker movimenta muito dinheiro, tal como o jogo em si, e basta uma rápida pesquisa pelos motores de busca para perceber que existem vários cursos disponíveis para jogadores e potenciais profissionais, sendo que alguns podem custar uma pequena fortuna àqueles que desejam aprender os segredos do jogo. Nem a comediante norte-americana Ellen DeGeneres parece ter escapado à tendência, e foi recentemente vista a aprender os conceitos fundamentais do jogo numa sessão de coaching com o jogador profissional Vince Van Patten.
À medida que a indústria do poker se centra cada vez mais nos torneios online, o mundo do coaching de poker vai crescendo e alimentando as esperanças de todos aqueles que procuram conhecer mais acerca dos conceitos avançados do jogo. Jogar poker com os amigos de forma descontraída pode ser tão simples como perceber as regras do jogo, mas existem muitas outras coisas a ter em conta quando os nossos planos passam por uma carreira profissional como jogador de poker.

Staking & HUDs

Dois conceitos fundamentais do poker, e que usam de forma extensiva também nos domínios online, têm tendência a escapar a todos aqueles que não são versados na modalidade de cartas: o staking e as HUDs.
O staking pode ser aplicado ao poker territorial, e consiste na prática de apostar num jogador de poker na qualidade de investidor. No staking existe um backer, que é uma pessoa que investe dinheiro num determinado jogador, e um horse, que é o jogador que usará esse dinheiro para jogar na mesa de poker ou online. A premissa é simples: o backer recolhe os benefícios do seu investimento de acordo com as habilidades do horse, que por sua vez receberá uma percentagem do dinheiro conseguido sem ter de investir do seu próprio bolso. O staking existe há anos e é considerado uma prova de que, tal como todos os outros atletas ou jogadores profissionais, os jogadores de poker também dependem do seu próprio talento para sobreviver. Mas será mesmo assim?
No mundo do poker online, um novo conceito tem vindo a causar dúvidas em jogadores como André Akkari (uma das grandes celebridades do poker brasileiro) ou como o supra-citado André Coimbra. Os HUDs são aplicativos digitais que são usados pelos profissionais no momento de jogar poker online. Graças a estas ferramentas de apoio (que podem, por exemplo, fornecer dados probabilísticos em tempo real), os jogadores de poker online podem passar horas seguidas a jogar e vigiar 5 ou 6 mesas em simultâneo de modo a aumentar os seus lucros.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM