O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) iniciou, na sexta feira, um projeto inovador que o leva a percorrer as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB)concelho de Coimbra. No ano em que celebra 250 anos da sua fundação, mostra-se a alunos e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), num programa que começou em Almalaguês e vai percorrer todas as freguesias de Coimbra.
O projeto designa-se “O Jardim vai à Escola” e consiste numa sessão de divulgação do Botânico nos estabelecimentos escolares, ao abrigo de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Coimbra. Tem como objetivo despertar a curiosidade dos mais novos para o mundo fascinante das plantas mas pretende também, como realça a diretora do JBUC, Teresa Girão, despertar “o interesse das escolas em visitar, num futuro próximo, o Jardim Botânico, permitindo que os alunos tenham um contacto direto com as coleções”.
Nestas sessões, os alunos têm possibilidade de descobrir quais as espécies emblemáticas do Jardim Botânico, os seus cheiros e cores ao longo das estações, e a sua evolução ao longo destes 250 anos de história.
O programa começou na sexta feira, na Escola Básica (EB) de Almalaguês e prolonga-se pelos próximos meses, com as ações a realizarem-se sempre à sexta feira de manhã.
Nesta primeira fase vai passar ainda pelas EB1 do Ameal e Arzila (hoje), de Taveiro (11 de fevereiro), de Torres do Mondego (18 de fevereiro) e de Vera Cruz e Vila Verde (25 de fevereiro). Em março, as sessões decorrem na EB1 de São Martinho de Árvore (dia 4), de Marmeleira (dia 11), de Larçã e Sargento-Mor (dia 18) e de Souselas (dia 25). Para abril estão agendadas sessões nas EB1 de Antuzede (dia 1), de São João do Campo (dia 8), de Bairro Azul (dia 22) e de São Silvestre (dia 29). Em maio chegam às EB1 de Brasfemes (dia 6), de Vendas de Ceira (dias 13 e 20), de Feteira (dia 20) e de Casconha (dia 27). Em junho haverá sessões novamente na EB1 de Casconha (dia 3) e da Palheira (dia 24).
Na segunda fase do projeto serão incluídas as escolas das freguesias e união das freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, Eiras e São Paulo de Frades, Santa Clara e Castelo Viegas, São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, UF de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu) e Santo António dos Olivais.