2 de Dezembro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

ISEC inaugura laboratório de investigação e desenvolvimento a 2 de julho

29 de Junho 2020

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai acolher, a partir de quinta feira (2 de julho), um laboratório de inovação e desenvolvimento da Altice Portugal, que prevê o desenvolvimento de sete projetos tecnológicos na área da comunicação e plataformas “wi-fi”.

O novo laboratório chama-se AlticeLabs@ISEC e vai juntar, nestes sete projetos, investigadores e docentes do ISEC com engenheiros especializados da Altice Labs. Os projetos irão desde a monitorização e gestão de redes até ao desenvolvimento de um suporte que irá permitir a independência da SIGO do Sistema de Gestão de Base de Dados, entre outros.

“É um orgulho para toda a nossa comunidade académica ver reconhecida a investigação produzida no ISEC por parte da Altice, um dos maiores gigantes de telecomunicações do mundo”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “A Altice Labs, que é a nossa parceira direta, é uma das mais inovadoras unidades empresariais portuguesas. Esta parceria irá permitir uma investigação mais interativa e, com isso, desenvolver produtos mais competitivos através da transmissão de conhecimento entre investigadores e professores do ISEC e engenheiros altamente especializados da Altice”, acrescenta.

O ISEC vai participar, assim, na investigação aplicada feita pela Altice em domínios como protocolos para plataformas de grandes operadoras de comunicação, processamento digital de imagens televisivas ou a otimização de plataformas “wi-fi” para grandes espaços, como eventos, hotéis ou restaurantes.

“Com este laboratório o ISEC passa a ter uma ligação forte a uma empresa de referência muito inovadora, onde a sofisticação tecnológica é o fator crítico da sua competitividade”, afirma Mário Velindro.

Este é o terceiro laboratório de investigação e desenvolvimento montado pelo ISEC com empresas suas parceiras em dois anos. “Esta é mais uma concretização da ligação do nosso ensino e da nossa investigação às empresas: primeiro, fizemos uma parceira com Critical Software, depois com a PRIO e agora esta com a Altice”, realça o presidente do ISEC, acrescentando que o Instituto está “totalmente empenhado em colaborar com parceiros industriais, transmitir conhecimento à sociedade e ajudar as empresas a tornarem-se mais competitivas no mercado global”.

O AlticeLabs@ISEC vai ser inaugurado às 10h30, do dia 2 de julho, no campus do ISEC. Alexandre Fonseca, CEO da Altice, e Alcino Lavrador, diretor-geral do Laboratório da Altice Labs, estarão presentes na abertura.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM