17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

IPO de Coimbra acolhe projeto inovador de promoção da saúde através da música

16 de Dezembro 2022

A Direção Regional de Cultura do Centro, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra Francisco Gentil e a Orquestra Sem Fronteiras assinaram esta segunda-feira (12) um protocolo de parceria, no âmbito do projeto artístico “A música no lugar certo”, que interliga a arte e a promoção da saúde, visibilizando o poder terapêutico da música.

“A arte é um meio privilegiado para comunicar e transmitir emoções. O estudo desenvolvido pelo Gabinete Regional da Organização Mundial de Saúde para a Europa indica que a inclusão das artes na prestação de cuidados de saúde tem demonstrado apoiar resultados clínicos positivos para os diversos intervenientes incluindo doentes, profissionais de saúde, famílias e a comunidade em geral”, refere o IPO.

A investigação mostrou que a utilização de meios artísticos nos cuidados de saúde e nas comunidades “pode ter uma variedade de benefícios para a saúde, uma vez que a fruição artística promove um bem-estar integrado individual e estimula o combate físico e emocional à doença”. Neste contexto, tendo por objetivo “estimular o bem-estar físico e emocional dos utentes e equipas técnicas da unidade de cancro da mama do IPO de Coimbra e promover benefícios terapêuticos através da arte”, durante o primeiro semestre do próximo ano e com a curadoria da Orquestra Sem Fronteiras, serão realizados seis concertos de música em espaços daquele serviço. Os concertos serão seguidos de momentos de mediação cultural, “estimulando a interação do público com o processo criativo e artístico”, acrescenta.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM