14 de Novembro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Intervenção na Escola José Falcão pode custar 23,5 milhões de euros

25 de Outubro 2024

O anteprojeto de arquitetura para a requalificação da Escola Secundária José Falcão estima que a intervenção tenha um custo de 23,5 milhões de euros (ME).

Este anteprojeto foi entregue à Câmara Municipal de Coimbra pelo Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (Darq), que está responsável pela conceção da reabilitação, e segundo Ana Cortez Vaz, vereadora com o pelouro, “já tem muita coisa a nível de plano de acessibilidades, levantamento topográfico e levantamento das principais necessidades” para a intervenção de reabilitação.

O projeto prevê uma reabilitação do edificado daquela escola, que integra a lista dos estabelecimentos de ensino identificados como prioritárias para a sua recuperação (tem a classificação de “Muito Urgente”), assim como “uma refuncionalização de alguns espaços”, avançou.

De acordo com Ana Cortez Vaz, durante este processo a equipa do Darq deparou-se com “erros estruturais graves”, que não eram esperados.

A vereadora salientou que todos os prazos relativos ao protocolo estabelecido com a Universidade de Coimbra estão a ser cumpridos, esperando-se que sejam desenvolvidas as especialidades entre três e seis meses.

Com o projeto que agora está a ser elaborado, a Câmara de Coimbra pretende avançar com a requalificação daquela escola, cuja intervenção é paga a 100%, segundo o acordo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo, no âmbito da descentralização da educação.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM