O humorista e apresentador de televisão Herman José é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra (UC) 2025, um galardão que será entregue a 1 de março, na sessão solene comemorativa do 735.º aniversário deste estabelecimento de ensino superior.
Amílcar Falcão. Reitor da Universidade de Coimbra, e que preside ao júri do prémio, destacou o papel do artista durante vários anos e o contributo que sempre deu à comunidade. “Trata-se de uma figura singular da sociedade portuguesa, que há décadas nos faz rir e pensar sobre as características e idiossincrasias do ser português. Herman marcou diversas eras douradas da televisão portuguesa”, explicou.
De acordo com o Reitor, ao longo dos seus 50 anos de carreira, Herman José criou e inspirou novas formas de fazer humor, abalou crenças e mentalidades, e promoveu sempre a liberdade de expressão.
“Todos lhe devemos muitos sorrisos e gargalhadas”, acrescentou.
Herman José, nome artístico de Hermann José von Krippahl, nasceu em Lisboa em 19 de março de 1954 e é um dos artistas mais multifacetados do humor e da televisão nacional.
Em 2024, o prémio foi entregue ao jornalista, empresário e antigo primeiro-ministro de Portugal Francisco Pinto Balsemão.