O Município de Góis associou-se à campanha nacional de sensibilização sobre o Direito à Habitação, tendo sido entregue ao presidente, Rui Sampaio, pela EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza), a simbólica “Primeira Pedra”.
A autarquia “manifesta a total disponibilidade para colaborar no objetivo comum de combate à pobreza, pretendendo seguir o caminho da construção e implementação de respostas mais eficazes e eficientes, orientadas para os cidadãos, no acesso a uma habitação digna”.
A EAPN Portugal é uma organização não governamental que, desde 1991, tem como missão contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, em que todos sejam corresponsáveis na garantia do acesso dos cidadãos a uma vida digna, baseada no respeito pelos Direitos Humanos e no exercício pleno de uma cidadania informada, participada e inclusiva.
********
Exposição sobre o entrudo na Casa da Cultura
A Casa Municipal da Cultura de Góis apresenta ao público, até 31 de janeiro, a exposição “Máscara de Cortiça: do objeto ao entrudo”. Esta mostra é composta por trabalhos de artesãos e artistas do concelho que, inspirados no entrudo, apresentam a sua interpretação desta prática que apela à folia e aos saberes do povo das aldeias do xisto de Góis.
Esta mostra integra a programação cultural em rede denominada “Foliar entre montes e mar”, um projeto intermunicipal liderado pelo Município da Mealhada, em parceria com as câmaras de Mira e de Góis. Cofinanciado pelo Centro 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, este projeto tem como missão a promoção das práticas carnavalescas e o respetivo património cultural imaterial destes territórios.