19 de Julho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Gastronomia e artesanato convidam a visitar Ribeira de Frades

21 de Junho 2019

A gastronomia, o artesanato e a música são algumas das principais atrações das “Tasquinhas da Ribeira”, certame que dá a conhecer, até domingo (23 de junho), o dinamismo das coletividades e dos artesãos de Ribeira de Frades.

Promovida pela União de Freguesias (UF) de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, a XV Mostra Gastronómica e de Artesanato “Tasquinhas da Ribeira” conta este ano com a participação de 11 tasquinhas, dinamizadas pelas coletividades locais, e de 16 expositores, a maioria da freguesia e outros da região.

O presidente da UF, Jorge Veloso, destaca “a forte representação local”, havendo a preocupação de “envolver todas as coletividades” nesta festa que abriu ontem, no Rossio, e se estende até domingo, dando a conhecer o que de melhor há e se faz em Ribeira de Frades.

“A nossa prioridade é que este evento envolva todas as pessoas e todas as coletividades”, realça o presidente, congratulando-se com o facto de as ‘Tasquinhas da Ribeira’ “atraírem muita gente”, não só de Ribeira de Frades mas de toda a UF e também da região. “Há alturas em que o recinto está repleto”, sublinha.

Lembra também que esta é uma realização muito importante para as coletividades locais, que aí angariam receita que as ajuda a concretizar os projetos que vão desenvolvendo ao longo do ano.

As “Tasquinha da Ribeira” estendem-se, este ano, por mais um dia, aproveitando o feriado de ontem. A gastronomia e artesanato continuam a ser as “estrelas” desta feira, a par com a animação musical que continua a apostar fortemente na “prata da casa”.

No artesanato a oferta é variada e mostra o que ainda se faz, neste setor, a nível nacional. Quanto às tasquinhas, são dinamizadas pelas coletividades que convidam a saborear alguns dos pratos mais típicos da gastronomia regional, como a chanfana, as enguias, as papas laberças, as pataniscas de bacalhau, as tripas, entre outros. Na doçaria também não faltam sugestões, merecendo um destaque especial o famoso arroz doce.

“Queremos que venha muita gente e que desfrutem da boa gastronomia que aqui temos”, convida o autarca, assegurando que todos serão “servidos com qualidade e simpatia”.

Depois da inauguração ontem, as “Tasquinhas da Ribeira” reabrem hoje, às 18h00. Esta noite a animação está a cargo do grupo “Piano Play” (21h00 e 24h00), Marcha do Grupo Artístico de Ribeira de Frades (22h00) e Ana Leão com “Tricana” (22h30).

No fim de semana as “Tasquinhas” vão abrir às 13h00. Amanhã a animação está a cargo do grupo de concertinas “Foles e Cantorias” (18h00), grupo “2 Vikings” (21h15 e 24h00) e grupo “Orangosamba” (22h00). No domingo atua o Grupo de Concertinas da Sertã (19h00), a Marcha Popular de Ribeira de Frades (21h00 ) e o grupo “Us Sai de Gatas” (22h00).

Organizadas pela UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, em colaboração com as coletividades e associações da freguesia, as “Tasquinhas da Ribeira” contam com o apoio da Câmara de Coimbra e da Fundação INATEL.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM