2 de Abril de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Gala dos Olivais mostra dinâmica e saber fazer da população sénior

24 de Janeiro 2020

Centenas de pessoas são esperadas amanhã (25 de novembro) na Gala Sénior de Santo António dos Olivais. Este evento marca o encerramento das comemorações dos 165 anos da Freguesia mas assume-se, acima de tudo, como uma grande mostra da criatividade e saber fazer dos seniores, demonstrando que nunca é tarde para abraçar novos desafios.

Depois do sucesso da primeira edição, a Gala Sénior regressa amanhã, às 14h30, ao auditório do polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Promovida pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, esta Gala é um dos pontos altos do seu calendário anual de atividades, ao envolver centenas de pessoas numa realização, desafiando-as a subir ao palco para mostrar que envelhecer não é sinónimo de inércia mas que, pelo contrário, para muitos, pode significar mesmo um recomeço.

A dinâmica e criatividade dos seniores vai ser evidente neste espetáculo que vai dar a conhecer à comunidade o trabalho que a Junta de Freguesia tem vindo a promover, ao longo dos últimos anos, direcionado para esta faixa etária, através de várias atividades que lhes permitem manter-se ativas e com qualidade de vida.

Para o presidente Francisco Andrade este será “um momento único de encontro e confraternização dos mais de 400 seniores” que frequentam as atividades da Junta, esperando também grande afluência da comunidade. “Esta Gala é o expoente máximo de um trabalho que teve como objetivo promover a partilha e a amizade. Sabemos que há pessoas que, quando aqui chegaram, não saíam de casa e que estavam muito sozinhas e que hoje sabem que, se por algum motivo não aparecerem, alguém vai contactá-las para saber se está tudo bem”, realça.

O autarca recorda que as atividades direcionadas aos seniores começaram em 2001, numa altura “em que pouco ou nada se falava em envelhecimento com qualidade de vida”. Tiveram, nesta Freguesia, uma adesão surpreendente e hoje são mais de 400 as pessoas que as frequentam.

Muito do trabalho que desenvolvem vai estar em destaque na Gala de amanhã. Logo na entrada, no átrio do auditório, vai encontrar-se uma grande exposição dos trabalhos executados pelas pessoas que frequentam os vários ateliês, das rendas e bordados, à pintura e ao desenho, sem esquecer as artes criativas, a costura e a reutilização de materiais, entre outras técnicas ligadas tanto ao artesanato tradicional como urbano.

Depois de apreciarem esta exposição, o programa continua no auditório, com os seniores a serem os grandes protagonistas desta tarde de festa que marca também o encerramento das comemorações dos 165 anos da Freguesia.

“As Donzelas de D. Raimundo”, de Joana Lucas, pelo grupo de teatro sénior da Junta, abre a Gala, seguindo-se as atuações do Coro Misto da Junta, da Orquestra Típica Salatina, do Grupo Toeira Trupe da Associação Cultural Museu da Música de Coimbra e do Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos HUC.

Francisco Andrade convida toda a comunidade a associar-se a esta tarde de celebração e a conhecer o trabalho e a dinâmica dos seniores da Freguesia. “Desafio as pessoas a virem assistir à Gala, a visitarem a exposição, pois vão encontrar aí, com toda a certeza, trabalhos que os irão surpreender e que irão deixar muita gente com vontade de entrar nos ateliês e aprender técnicas novas”, assegura.

A Gala é já amanhã, a entrada é livre e gratuita e a Junta espera ter “casa cheia” nesta tarde de festa. “O trabalho da Junta vai muito para além das atividades desenvolvidas, seja nas dedicadas às artes, ao desporto ou saúde. Aqui todos são iguais, desde o doutor à pessoa mais humilde, e todos têm algo a dar ao outro, o seu saber, o seu envolvimento, a sua partilha e o seu entusiasmo. É, acima de tudo, isto que nos move”, sublinha Francisco Andrade, recordando que “as pessoas serão sempre a principal aposta do executivo”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM