A Freguesia de S. Martinho do Bispo comemora hoje 917, uma data que vai ser assinalada com o lançamento de uma monografia e várias homenagens. As comemorações do Dia da Freguesia começaram no domingo com uma tarde de convívio no requalificado Largo do Chafariz e prosseguem hoje, na sede da Junta, em Bencanta.
O presidente da União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, explica que, apesar dos condicionalismos impostos pela pandemia, este aniversário não passará “em branco”, uma vez que “é importante manter vivas estas datas de grande significado”.
Depois da animação de domingo, as comemorações continuam hoje, Dia da Freguesia (27 de julho), a partir das 18h00, com a cerimónia solene. Durante a sessão vai ser apresentada a monografia da freguesia, um documento que, como explica o presidente, “reúne toda a história destes 917 anos de S. Martinho do Bispo”. Trata-se, como realça, “de um trabalho extenso, muito minucioso, que honrará a freguesia e todos aqueles que deram o seu melhor a favor dela durante várias décadas”.
O programa integra também várias homenagens a entidades que, com o seu trabalho, têm contribuído para o desenvolvimento desta freguesia. Assim, vão ser distinguidos o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), a Bluepharma, a Conferência São Vicente de Paulo, o Agrupamento de Escuteiros 893 Fala e as secções de Futebol e Ginástica Acrobática do Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade”.
O programa comemorativo termina à noite, com o concerto do grupo “Cordis”, que vai atuar na Igreja Paroquial, a partir das 21h00.