Acaba de ser lançada a reedição da “Fotobiografia de Miguel Torga”, da autoria de Clara Rocha, filha do escritor, professora universitária e ensaísta premiada.
Lançada em 2000, a primeira edição depressa esgotou sendo há muito esperada esta reedição. Com prefácio de Manuel Alegre, esta Fotobiografia está organizada cronologicamente, reunindo cerca de uma centena de fotografias do escritor. Para além disso, reproduz muitos documentos, desde correspondência (enviada e recebida) a manuscritos de poemas e contos, páginas do dossier da PIDED sobre Torga (que, recorde-se, foi preso político), o seu passaporte de quando emigrou para o Brasil, com apenas 13 anos. Inclui ainda imagens de muitos dos lugares que Torga mais apreciava, bem como muitos textos da autoria do médico e escritor, alguns dos quais autobiográficos.
A obra encerra com uma série de depoimentos sobre o escritor, de Almeida Santos, António Arnaut, Claire Cayron (uma das tradutoras da obra de Torga), Jorge Amado e Mário Soares – para além de uma carta de Sophia de Mello Breyner.
De registar ainda a bibliografia inserida no livro, que foi atualizada para esta reedição.