14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Figueira, Soure e Penela apostam na promoção do basquetebol nas escolas

10 de Janeiro 2020

A Associação de Basquetebol de Coimbra e a Associação Tempos Brilhantes estabeleceram, anteontem, uma parceria que visa o desenvolvimento do desporto, em particular do basquetebol, nas escolas.

O projeto vai incidir em dois agrupamentos de escolas da Figueira da Foz, Soure e Penela. Caso o balanço seja positivo, a associação pretende alargá-lo a outros territórios da região Centro.

O principal objetivo desta união é desenvolver, juntamente com as autarquias, não só o basquetebol, mas também clubes, e outras modalidades desportivas, contribuindo, desta forma, para incentivar a prática do desporto nos jovens.

“Para nós é importante que todos os jovens pratiquem desporto independentemente da modalidade”, explicou Luís Santarino, presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra, reforçando que esta união surge porque “porque temos condições para oferecer algum material desportivo aos jovens e capacidade técnica”.

Apesar de Penela não ter nenhum clube desta modalidade, é um dos locais eleitos pela Federação Portuguesa de Basquetebol, visto que tem vindo a dar apoio ao desporto (tendo acolhido, por exemplo, um estágio de sub-14 feminino o mês passado) e é sede da Associação Tempos Brilhantes.

A Associação de Basquetebol de Coimbra iniciou um processo de regionalização em Viseu, Guarda, Castelo Branco e Leiria que consiste, para além da competição, em dar mais qualificações aos atletas, treinadores e árbitros.

É de realçar que está a ser preparado um encontro, entre junho e julho, com todas as associações do Centro, de forma a avaliar o desempenho da iniciativa.

Segundo Jorge Bastos, presidente da Associação Tempos Brilhantes, a iniciativa já está a ser posta em prática. “Teve uma fase inicial que consistiu em chegar aos municípios e, em fevereiro, temos previstas ações de promoção da modalidade nas escolas onde estamos a intervir”.

Neste encontro, a Associação de Basquetebol de Coimbra anunciou ainda que, de hoje a domingo, vai disputar-se a “Final Four” masculina do Campeonato de Basquetebol do Centro, de sub-18, no Pavilhão Municipal dos Pousos, em Leiria, entre a AAC-A/Hospital da Luz, Ginásio Clube Figueirense, União Desportiva de Leiria e Unidos/JDJA.

Já a final feminina de sub-19 vai disputar-se entre Olivais Futebol Clube, CCD Amigos do Basquete/UBI, Núcleo do Desporto Amador de Pombal e Sporting Clube Figueirense.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM