A Câmara Municipal da Figueira da Foz decidiu cancelar todas as iniciativas protocoladas em 2020 no âmbito do Carnaval de 2021, por causa da pandemia de covid-19. Esta medida enquadra-se nas orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e na posição da Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro, que aquele Município integra.
As atividades previstas estavam organizadas, tendo em conta o cenário de combate à propagação da pandemia, no entanto a autarquia considera que no atual cenário se justifica o seu cancelamento. Ainda assim, a Câmara pretende assinalar o Carnaval com “ações online”, nas redes sociais do Município e da Associação de Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz.
Câmara fecha marginal e passadiços
Para além do cancelamento das festividades do Carnaval, a autarquia determinou também o encerramento da marginal Figueira-Buarcos e passadiços, numa ação conjunta com Polícia de Segurança Pública (PSP) e Polícia Marítima, para evitar aglomeração de pessoas. Segundo o autarca, Carlos Monteiro, foram vedados os acessos à ciclovia, pedovia e passadiços, que “estavam a ser muito frequentados”, apelando, por isso, à população para que cumpra “escrupulosamente as medidas das autoridades e que, fundamentalmente, tenha consciência de que, ao não cumprir essas indicações, está a colocar em risco a vida de alguém”.