Começa hoje (25) e prolonga-se até domingo (27) o XV Festival do Negalho da Bairrada, na localidade de Enxofães, em Murtede, Cantanhede.
Esta iniciativa, que é organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Enxofães (ACRE), com o apoio do município de Cantanhede, da Junta de Freguesia de Murtede, da Adega de Cantanhede, do restaurante Cabana do Pastor e Restaurante a Gruta, vai decorrer na sede da ACRE e assume-se como um festival de sabor autêntico que carrega o peso e a força da tradição da cozinha local.
O evento pretende destacar sobretudo o negalho, uma iguaria que é feita através do bucho de cabra (velha), mas que depois é diferenciada pelo seu recheio. Neste prato o bucho é enchido com carne de vaca, carne de porco, chouriço e demais condimentos, formando uma pequena bola que depois de cosida e vai ao forno numa caçoila, uma confeção muito semelhante à da Chanfana.
Apesar do negalho ser o prato principal deste festival, o certame procura também dinamizar o convívio social, atraindo tanto os habitantes locais quanto os turistas específicos na exploração da cultura gastronómica da Bairrada.
Desta forma, há durante estes três dias, um programa diversificado que promete momentos de animação e cultura.
Hoje as portas do festival abrem-se às 19h00 com disparo de artilharia. A começar a noite, pelas 22h00, acontece o Dance Tijuca Dance e às 22h30 apresenta-se a Ginástica Rítmica do Boavista Futebol Clube. Já às 24h00 a animação faz-se com os Pelados e Santos com um Tributo aos Mamonas Assassinas.
Amanhã (26) a animação musical faz-se pelas 22h00 com o grupo Plano V e às 24h00 é a vez dos QQ Garage.
No domingo, último dia, a festa acontece pelas 13h00 com a Voz na Alma, sendo que o encerramento do Festival está agendado para as 16h00.