Os apreciadores do famoso arroz de lampreia vão poder degustá-lo, como manda a tradição, em Montemor-o-Velho. Este é um dos pratos emblemáticos que estará em destaque no Festival do Arroz e da Lampreia – Sabores do Campo e do Rio, certame que, depois dos condicionalismos impostos pela pandemia à sua realização, vai regressar em março, de 11 a 20, novamente no formato presencial.
Durante 10 dias, este evento que é uma referência na região vai promover os sabores e as tradições do Baixo Mondego, convidando população e visitantes a deliciarem-se com a gastronomia regional e a desfrutarem do património, beleza e tradições desta região.
A Câmara de Montemor-o-Velho anunciou, na passada sexta feira, o regresso do festival em formato presencial, tanto nos restaurantes aderentes, como no recinto onde decorre habitualmente, o Largo da Feira, tendo como cenário o histórico castelo da vila. É aí que é retomada esta “deliciosa, e muito aguardada, viagem pelos sabores do campo e do rio”, uma viagem única que se aproxima das duas décadas de história.
As normas de participação e funcionamento desta 20.ª edição do Festival do Arroz e da Lampreia foram aprovados pelo Executivo Municipal precisamente na reunião de sexta feira, iniciando-se assim a preparação deste evento gastronómico que, como destaca a autarquia, pretende “divulgar o património gastronómico e cultural do concelho”
“Março será o mês da exaltação da excelência da gastronomia e da cultura concelhias, mas também de reencontros e esperança. Vamos continuar a trabalhar para afirmar este evento como um dos grandes festivais gastronómicos da região Centro e do país”, sublinhou o presidente da Câmara, Emílio Torrão.
O festival regressa, assim, de 11 a 20 de março, ao seu formato original, depois de ter sido celebrado no ano passado “em casa”. O genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a famosa lampreia do rio Mondego são algumas das especialidades gastronómicas que vão estar em destaque nas mesas das tasquinhas, onde não faltarão também outros petiscos e pratos recheados de tradição e sabor.
Tal como manda a tradição, o certame irá assumir-se também como um palco de excelência para a promoção dos produtos endógenos da região, dando a conhecer tudo aquilo que o concelho tem de melhor e tradicional, promovendo assim a identidade do concelho.
Neste ano que marca o regresso presencial do evento, a Câmara Municipal decidiu manter uma plataforma digital, uma das novidades introduzidas no ano passado, onde vai disponibilizar diversos conteúdos durante todo o mês de março, nomeadamente com a feira virtual e divulgação dos restaurantes aderentes, com venda de produtos endógenos e refeições em regime de takeaway.
À semelhança das anteriores edições, os restaurantes do concelho são desafiados a associarem-se aos valores do festival com uma mostra gastronómica ao longo de todo o mês de março.
****************
Participantes devem inscrever-se até 14 de fevereiro
Quem quiser participar no Festival do Arroz e da Lampreia – Sabores do Campo e do Rio deve apresentar a respetiva candidatura até segunda feira, 14 de fevereiro. A autarquia de Montemor-o-Velho tem abertas as inscrições para os diversos espaços e setores da tenda do Festival, localizada no Largo da Feira, mas também para os restaurantes do concelho que se associam, anualmente, ao evento gastronómico.
Estão disponíveis os setores de artesanato concelhio, mercado de produtos endógenos, comércio e serviços, espaços publicitários, bares, petisqueiras, doçaria local, tasquinhas, exposição de maquinaria agrícola e terrados.
As candidaturas podem ser feitas através do site do Município (em www.cm-montemorvelho.pt), de forma presencial no Balcão Único, por correio (Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Praça da República, 3140-258 Montemor-o-Velho) ou por email (geral@cm-montemorvelho.pt).
Após o encerramento do período de inscrição, a comissão do Festival comunica por escrito, num prazo de cinco dias úteis, a admissão ou exclusão da candidatura.