25 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festival da Chanfana regressa hoje a 20 restaurantes da Lousã

18 de Fevereiro 2022

A chanfana, “ex-libris” da gastronomia regional, regressa, de hoje a 27 de fevereiro, a 20 restaurantes do concelho Lousã. Promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a restauração local, este festival gastronómico convida população e visitantes a degustar esta especialidade regional, considerada uma das “7 Maravilhas” de Portugal.

Bem conhecido pela sua boa gastronomia, o Município continua a apostar nestes festivais para “reforçar a atratividade do concelho”, procurando assim chamar visitantes à Lousã ao longo de todo o ano. Na apresentação do evento, o presidente da autarquia, Luís Antunes, destacou a grande adesão da restauração, um “número significativo que diz algo sobre a oferta e sobre a importância que os restaurantes atribuem a este festival”.

Para o autarca, este evento, que sofreu um interregno em 2021, permite reforçar “a atratividade do concelho”, sendo a gastronomia um dos principais motivos de “deslocação turística” à Lousã.

Segundo Luís Antunes, para além da participação de pessoas de concelhos vizinhos, o festival tem conseguido também atrair visitantes “de outras regiões do país”.

O presidente do Município realçou que todos os anos milhares de pessoas participam no festival, havendo uma procura acrescida deste prato na altura desta iniciativa e estando a autarquia a trabalhar para melhor medir a afluência durante o evento.

Quem participar na iniciativa irá receber um “brinde”, que tem, entre outras coisas, a receita tradicional da chanfana, para “promover e incentivar a confeção do prato”, salientou.

Já o presidente da Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, destacou o trabalho em torno da marca da Lousã feito nos últimos anos, salientando a importância da valorização dos produtos do território. “A Lousã espelha bem essa ambição de profissionalismo para esta indústria do turismo”, notou.

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Jorge Brito, frisou a importância do trabalho feito no território “de agregação em torno de uma marca e de um produto, terminando com algumas questões locais”.

Para além da importância de valorizar a gastronomia, Jorge Brito apontou para o trabalho que é preciso fazer “a montante”, destacando a preocupação da própria CIM “com a cadeia de alimentação e a sua sustentabilidade”.

“Este é um destino que é procurado pela oferta que tem e pela qualidade e garantia do produto que apresenta”, acrescentou.

O Festival da Chanfana começa então hoje e é o primeiro dos três grandes eventos gastronómicos que o Município da Lousã promove ao longo do ano. Seguir-se-á o Festival do Cabrito, que se realiza habitualmente em abril e maio, e o Festival Sabores de Outono, em outubro. Estes eventos apostam na promoção dos produtos endógenos e identitários do concelho, contribuindo assim para a maior atratividade da Lousã enquanto destino turístico.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM