A chanfana, “ex-libris” da gastronomia regional, continua em destaque em 20 restaurantes do concelho da Lousã. Promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a restauração local, o Festival da Chanfana prolonga-se até domingo, convidando população e visitantes a degustar esta especialidade regional, considerada uma das “7 Maravilhas” de Portugal.
O evento começou na sexta feira e, durante estes dez dias, pretende contribuir para o maior dinamismo e promoção do concelho, valorizando, através da gastronomia, o potencial que este território tem para oferecer aos visitantes ao longo de todo o ano.
Recorde-se que o presidente da autarquia, Luís Antunes, destacou, na apresentação do evento, a grande adesão da restauração, um “número significativo que diz algo sobre a oferta e sobre a importância que os restaurantes atribuem a este festival”, que atrai visitantes das mais variadas regiões do país.
Quem participar nesta edição do festival recebe um “brinde”, que tem, entre outras coisas, a receita tradicional da chanfana, para “promover e incentivar a confeção do prato”, salientou.
O Festival da Chanfana é o primeiro dos três grandes eventos gastronómicos que o Município da Lousã promove ao longo do ano. Seguir-se-á o Festival do Cabrito (habitualmente em abril e maio) e o Festival Sabores de Outono (tradicionalmente em outubro). Estes eventos apostam na promoção dos produtos endógenos e identitários do concelho, contribuindo assim para a maior atratividade da Lousã enquanto destino turístico.