19 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festival Apura dá palco a projetos artísticos emergentes

15 de Setembro 2023

O festival Apura, que decorre em Coimbra de 21 a 23 de setembro, vai dar palco a cerca de 35 projetos artísticos, a maioria emergentes, contando ainda com um aquecimento em que B Fachada vai tocar em quatro repúblicas da cidade.

O festival, que tem como lema “Apura o teu ‘underground’”, continua, na sua quarta edição, a querer mover-se no subterrâneo da criação artística, com uma programação que dá destaque “a propostas artísticas de projetos emergentes ou até a estreias”, com uma especial atenção ao que se faz em Coimbra, disse um dos membros da organização, Bernardo Rocha, durante a conferência de imprensa do evento.

No evento, há espaço para concertos, exposições e instalações na Casa das Artes Bissaya Barreto (no seu novo espaço, na rua Castro Matoso), DJ sets na República da Praça e oficinas no Salão Brazil. Atuações de Cachupa Psicadélica, The Black Wizards, Dead Club, Victor Torpedo and The Pop Kids, performance de Saeira e exposições de Inês Santos, Zabeth e coletivo Zás são algumas das propostas da programação.

Segundo Maria Cunha, também da organização do festival, são cerca de 35 projetos artísticos presentes, com várias estreias, mas há igualmente alguns projetos consagrados, com lugar para a dança, música, literatura ou artes visuais.

Antes do festival haverá uma sessão de cinema ao ar livre na Casa da Escrita, a 17 de setembro. Para dia 24 também está agendado um concerto de encerramento, no Salão Brazil, a cargo dos franceses Société Étrange.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, realçou que este “é um dos festivais mais estimulantes” que o Município poderia apoiar por “juntar jovens criadores, jovens artistas, com manifestações artísticas distintas”.

O evento, criado em 2018, é um projeto de arte e música inde­pendentes, que resulta da união de esforços entre artistas, entidades e agentes culturais e so­ciais de Coimbra. A autarquia apoia esta iniciativa com um valor de seis mil euros.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM