19 de Julho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festas do Município promovem Penacova até domingo

12 de Julho 2019

Penacova vai estar em festa durante todo o mês de julho. As Festas do Município começaram ontem e vão continuar a animar o concelho até domingo (dia 14) com as habituais tasquinhas, exposições e muita música. Este é apenas o “pontapé de saída” de um programa intenso que, até ao final do mês, integra ainda as comemorações do Feriado Municipal, a Feira do Livro, o Cistermúsica e o Funny Run & Sunset.

Penacova vive, até domingo, uma das suas maiores celebrações. As Festas do Município – Penacova Natura abriram ontem, no Parque Verde António Marques, onde durante estes dias são esperados mais de 10.000 visitantes.

Ruizinho de Penacova (que abriu ontem o programa), Anjos, Fernando Daniel e Toy são algumas das principais atrações musicais destas festas que, de ano para ano, têm vindo a melhorar, quer a nível da programação mas também das próprias condições do recinto, que apresenta um pavimento e acesso melhorados na zona das tasquinhas, uma das áreas muito atrativas desta festa.

A instalação de um espaço infantil naquela zona, que proporcione momentos de grande diversão às crianças, é outra das novidades anunciadas.

Durante a apresentação do programa, o presidente da Câmara, Humberto Oliveira, sublinhou que estas “são pequenas melhorias que vão permitir a democratização e utilização daquele espaço por mais pessoas”. Destacou também a qualidade do programa, um “cartaz equilibrado a nível financeiro e do gosto das pessoas” e que tem a preocupação de “envolver o maior número possível de artistas locais”.

Estão distribuídos pelo Parque Verde 28 expositores com a gastronomia (associações, restaurantes e bares) e 34 stands de exposição dedicados ao tecido económico e social do concelho, transformando assim este certame numa verdadeira montra do potencial que há em Penacova.

Este evento continua a apostar também na natureza, promovendo e valorizando o muito que Penacova tem para oferecer. Nesta área, Humberto Oliveira destaca a realização da 2.ª edição do “Trail dos Moinhos”, uma caminhada/corrida que vai percorrer, no domingo, a partir das 9h00, alguns dos mais belos espaços naturais do concelho, passando inclusive por três dos locais que integram o Roteiro do Arista – a praia fluvial do Reconquinho, os Moinhos de Gavinhos e o Mosteiro de Lorvão.

Outra das novidades é a atribuição do título de Ecovento pela ERSUC a esta realização, que reafirma e reforça assim as suas preocupações com o meio ambiente, procurando fazer deste um evento que tenha cada vez menor impacto a nível ambiental.

Humberto Oliveira anunciou ainda que, durante as festas, estará um grupo de finalistas de medicina no recinto a promover estilos de vida saudáveis, sensibilizando os visitantes para a importância de cuidar da sua saúde.

O autarca pretende que estes sejam dias de muita festa e convívio e espera uma afluência igual ou superior à registada no ano passado, tendo sido vendidos, só nos três dias com entradas pagas, cerca de 10.000 bilhetes. Tal como tem acontecido nas últimas edições, o dia de ontem foi de acesso livre e de hoje a domingo os bilhetes custam três euros, mantendo-se o cariz solidário, já que 10 por cento da receita da bilheteira reverte para apoiar os Bombeiros Voluntários de Penacova.

Hoje o recinto abre às 17h00 e no fim de semana está de portas abertas a partir das 12h00. O programa musical desta noite está a cargo de Greatestits – Banda de Rock Feminina (22h00), Anjos (23h00) e Dj Kevin Sky (01h00). Amanhã sobem ao palco o Grupo Original (22h00), Fernando Daniel (23h00) e Dj’s Damn Sisters. No domingo atuam o Coral Divo Canto e Estado Crítico (22h00), Toy (23h00) e o Dj Nuka e Remember Ayatola (01h00).

As Festas do Município contam com um orçamento de cerca de 120.000 euros.

Ricardo Simões, Humberto Oliveira, João Azadinho e Sandra Ralha apresentaram os vários eventos que vão animar Penacova durante este mês

Feriado Municipal, Feira do Livro e muita animação

Depois das Festas do Município, Penacova vai continuar em festa até ao final do mês. Já na próxima quarta feira, 17 de julho, celebra o seu Feriado Municipal, com um programa que homenageia António José de Almeida.

As celebrações começam, às 10h00, no Largo Alberto Leitão, com o hastear das bandeiras e hino nacional, pelas filarmónicas do concelho. Continuam com a deposição de uma coroa de flores junto ao busto de António José de Almeida e com a sessão solene que, para além dos habituais discursos, ficará marcada pela homenagem aos funcionários com 25 anos de serviço e que se aposentaram durante este ano. Na altura, vão ser comemorados também os 20 anos de geminação de Penacova com Pont-Saint-Esprit. Durante a tarde, às 15h00, na Biblioteca Municipal, é inaugurada a exposição “António José de Almeida e a República” e é apresentado o projeto do “Museu da República António José de Almeida”, que será instalado na casa onde viveu este ilustre penacovense e que foi adquirida, há cerca de cinco anos, pelo Município de Penacova com o objetivo de a recuperar e a transformar num espaço cultural que valorize não só Penacova mas também a região.

As comemorações terminam com um concerto, a partir das 16h30, no Largo Alberto Leitão, que vai juntar as três filarmónicas do concelho e o Coro Vox et Communio.

Também na próxima semana, de segunda a sexta feira, na Pérgola do Lino, junto à Câmara, vai realizar-se a Feira do Livro, certame que, para além das novidades literárias, conta com as mais variadas atividades, como apresentação de livros, histórias, teatro, tertúlia de poesia, música, hora do conto, café com contos e, ainda, um atelier de construção de brinquedos.

Na próxima sexta feira, 19 de julho, às 21h30, o Mosteiro do Lorvão vai receber o Cistermúsica, com La Trova; no dia 27, às 17h00, na Biblioteca Municipal, é entregue o prémio Martins da Costa; e no dia 28, a partir das 16h00, a praia fluvial do Reconquinho recebe mais uma edição do Funny Run & Sunset, um evento que tem sido um sucesso e que volta a reunir cor, água, espuma, canhões de água, sunset e muitas surpresas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM