As Festas de São Tomé em Mira, que decorrem de 21 a 25 de julho, têm o estatuto de ECOEVENTOS, atribuído pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A, pois cumprem todos os critérios estipulados de forma a assegurar a adequada gestão de resíduos produzidos no recinto do evento.
O evento tem por objetivo garantir que os organizadores assegurem a adequada gestão de resíduos produzidos no recinto do evento, desde a sua prevenção, reutilização e reciclagem, a sensibilizar os participantes a colaborar neste movimento coletivo. Para ajudar nesta missão, a ERSUC assegura a recolha seletiva das embalagens, os contentores/recipientes adequados a cada local, ações de sensibilização e incentivos em função da quantidade entregue.
Recebea designação de um ECOEVENTOS, pois trata-se de uma iniciativa certificada por cada concessionária da Environment Global Facilities (EGF), que se realiza num espaço pré-definido, com uma duração limitada, sendo um exemplo de adoção de medidas ambientais adequadas que promovem os conceitos da sustentabilidade.
Os eventos com esta designação são apoiados com um serviço adequado de recolha seletiva adaptado à sua dimensão e benefícios económicos associados à quantidade de embalagens separada corretamente.