26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festas de S. Miguel animam Penela até domingo

27 de Setembro 2019

A vila de Penela está em festa até domingo (29 de setembro). A centenária Feira das Nozes, a moderna FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial, as tasquinhas com a gastronomia regional e os espetáculos musicais são algumas das principais atrações das célebres festas de S. Miguel.

Recheadas de tradição, as festas começaram ontem e prolongam-se por quatro dias, no Parque das Águas Romanas e na envolvente ao pavilhão multiusos, reunindo atrações para todos os gostos e idades. Tal como sucede a cada ano no final de setembro, este é um período de reunião familiar, convívio e diversão. População, familiares, amigos e ainda muitos visitantes aproveitam as festas de S. Miguel para confraternizarem e desfrutarem de tudo aquilo que o concelho tem de bom para lhes oferecer.

Os variados eventos apostam na promoção da região, procurando envolver todo o concelho – empresas, coletividades, instituições e outras entidades que aí mostram os seus produtos.

Para Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela, esta continua a ser a grande festa dos penelenses, um evento que dá a conhecer o dinamismo do concelho nas suas múltiplas vertentes, bem como os produtos endógenos da região. O autarca destaca a aposta na “prata a casa”, num programa que é “feito cada vez mais com as dinâmicas culturais” do concelho.

Com uma história que se perde no tempo, as festas de S. Miguel continuam a apostar na tradição, com a secular Feira das Nozes, mas têm vindo também a inovar, tanto no setor empresarial, que conta com várias dezenas de expositores, como também nas tasquinhas, dinamizadas pelas coletividades e que convidam a degustar alguns dos pratos e petiscos mais conhecidos da gastronomia tradicional.

Atrações para todas as idades

As festas de S. Miguel continuam hoje, com um programa variado que se associa também às comemorações do Dia Mundial do Turismo e às Jornadas Europeias do Património. A FAGRIP reabre às 19h00 e as tasquinhas meia hora depois. À noite o destaque vai para o desfile de moda Penela Fashion 2019, a partir das 22h00, que conta com a participação especial de Luís Garcia e Raquel Sampaio, sendo apresentado por Catarina Miranda. A animação continua com a Banda Red e com Dj’s.

O programa de amanhã abre, às 11h00, com a apresentação do livro “Mosaicos da Villa Romana do Rabaçal, formas e cores: percurso geométrico”. À tarde, às 14h00, disputa-se o Torneio de Futebol de Veteranos e a FAGRIP abre uma hora depois, assegurando vários momentos de animação, como música, magia e desporto. As tasquinhas abrem às 19h30 e à noite realiza-se o Raid Noturno TT S. Miguel e, na música, sobem ao palco os Anjos, Bandazona e vários Dj’s.

No domingo, Dia do Município, as celebrações abrem com a centenária Feira das Nozes, logo às 6h00, onde se vão juntar comerciantes de vários pontos da região. A partir as 8h00 há animação nas ruas com gaiteiros, a FAGRIP abre uma hora depois e as tasquinhas vão estar a funcionar a partir das 12h00. A sessão solene do feriado municipal decorre, a partir das 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e vai ficar marcada pelas habituais homenagens e distinções. Durante a tarde há animação de rua e realiza-se o Festival de Folclore. À noite, depois de um espetáculo de dança, o destaque vai para a “stand up comedy”, com Francisco Menezes, continuando a noite com um baile animado pelo grupo Só Ritmo e Dj’s Usados com Garantia.

Não faltam, portanto, motivos para visitar Penela durante estas festas que promovem a união concelhia e que mostram toda a sua dinâmica, nas mais variadas vertentes.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM