29 de Novembro de 2023 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festa das Vindimas vai brindar aos néctares de Lamas

16 de Setembro 2022

Todos os caminhos vão dar a Lamas, no concelho de Miranda do Corvo, este fim de semana para mais uma edição da Festa das Vindimas, após dois anos de interregno, devido à pandemia da covid-19. Somam-se mais de 20 anos a comemorar e a promover as tradições, a gastronomia, o artesanato, a música e, claro, os bons vinhos que prometem aliciar os visitantes a conhecer esta “rainha dos néctares”, que é a freguesia de Lamas.

Este certame, que representa uma festa única no concelho, realiza-se de hoje (16) até domingo (18), onde mais uma vez as uvas têm um sabor de qualidade no paladar dos milhares de visitantes esperados nos três dias de festa.

Hoje a festa arranca com a tradicional Noite de Fados proporcionada pelas vozes das fadistas Laura Moita e Soraia Cardoso que vão atuar em dueto. A noite termina com a animação a cargo do Dj OneWave.

No sábado tem lugar a arruada das vindimas pelas aldeias da freguesia com o Grupo de Gaiteiros “Arregaita”. A abertura oficial do certame está agendada para as 17h00, em que será feita uma visita aos cerca de 40 expositores. Já à noite, a artista portuguesa, bem conhecida, Rebeca vai subir ao palco, seguindo-se a atuação da banda de baile Anarkia e os Dj’s Santos e Melo.

Já no último dia de festa, um dos pontos altos acontece logo às 09h00, com a tradicional caminhada das vindimas, que vai dar oportunidade aos participantes de desfrutarem das paisagens vinhateiras de Lamas e provar os vinhos com a visita a três adegas da freguesia.

“Vamos visitar a Adega da Rainha, uma das mais antigas, situada em Urzelhe”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Lamas, Raul Marques.

Durante a tarde, pelas 15h00, tem lugar o típico desfile histórico e etnográfico “A Chegada das Vindimas” com a recriação da vindima. Também vai haver a tradicional bênção das uvas e a eleição da Rainha das Vindimas deste ano, “uma iniciativa que surgiu em 2019 e que vamos manter nas próximas edições”, adiantou o autarca.

Neste dia haverá ainda as atuações da Marcha da Escola Básica de Lamas, do Grupo Etnográfico Flores das Cortes e animação de rua com um grupo de concertinas e gaiteiros. O certame termina com um espetáculo musical a cargo do grupo Mokika e as suas bailarinas.

“Apostamos num cartaz diversificado para atrair as pessoas a Lamas para conhecer a nossa freguesia e os nossos vinhos”, afirmou Raul Marques, revelando que 2023 vai trazer novidades como a possibilidade de “criar um espaço exclusivamente dedicado à mostra de vinhos”.

Agora é tempo de rumar a Lamas, pois não faltam motivos para se deslocar a esta freguesia do concelho de Miranda do Corvo, onde vai poder dar um pé de dança, brindar com os néctares de Lamas, desfrutar de uma boa refeição típica nas várias tasquinhas e divertir-se até de madrugada.

Adivinham-se “néctares dos deuses”

De acordo com o presidente da Junta de Lamas, esperam-se “vinhos de grande qualidade”, pois “há muito boas uvas”. Também a procura, revela o autarca, “continua a ser muito elevada”. “Devido ao solo, ao clima e à própria poda, os nossos vinhos têm características diferentes e únicas, pelo que escoar os néctares não é um problema para os nossos produtores”, acrescentou.

A freguesia de Lamas tem atualmente cerca de 150 produtores de vinho, “embora toda a gente acabe por fazer uma pinga de vinho”. “Há quem produza na casa dos 30 mil litros e vivem disso, outros andam a rondar os 400 litros, sendo um complemento financeiro, além de ser também para consumo familiar”, conclui Raul Marques.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM