1 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Fernanda Quinteira celebrou cem anos

22 de Outubro 2021

Fernanda Dias Carreiro Quinteira, conhecida como “Nandinha”, comemorou 100 anos de vida na terça feira, uma data que foi celebrada em festa no Centro Social Cultural e Recreativo de Botão.

Utente no Centro de Dia desta instituição, a “Nandinha” chega aos 100 anos com saúde e lucidez, rodeada dos familiares e amigos que não quiseram deixar de a felicitar neste dia especial que marcou o início do seu segundo centenário.

Nascida em Angola, na atual cidade da Caála, a 19 de outubro de 1921, é na Marmeleira que tem, também, as suas raízes, localidade onde nasceu o seu pai, António Quinteira, que embarcou depois para Angola onde constituiu família.

Foi professora do então chamado “Ensino Primário”, tendo começado a lecionar com 21 anos na Missão Protestante do Chilesso, Andulo, na altura dirigida por norte-americanos. Regressou depois a Caála, onde continuou a dar aulas até 1975, ano da independência de Angola.

Dada a instabilidade política e perigosidade crescentes, acabou por abandonar a terra onde nasceu e escolheu Portugal, berço de seu pai e avós, para viver.

Quarenta e seis anos volvidos, continua com o coração repartido entre a terra onde nasceu e a Marmeleira, localidade que a acolheu e tem tratado com carinho.

É uma das utentes do Centro Social Cultural e Recreativo de Botão, que enaltece o “muito respeito” que tem pela vida, não comendo nem carne nem peixe, mas mantendo uma postura de grande “força” e “vontade de viver”, estando sempre pronta para “participar em todas as atividades com grande entusiasmo”.

E foi com esse entusiasmo que a “Nandinha” chegou aos 100 anos, esperando todos que tenha ainda muitos mais anos de vida pela frente, com saúde e alegria.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM