A Feira Medieval de Coimbra está de regresso nos dias 19, 20 e 21 de julho, para fazer regressar a cidade à Idade Média, através de uma programação diversificada e que chega a todo o lado.
O ponto central será no Largo da Sé Velha, mas também se estende ao Quebra-Costas, ao Pátio do Castilho e a outros recantos da Alta de Coimbra, até ao Arco de Almedina.
A reconstituição da época medieval começa na sexta-feira nas escadas da Sé Velha onde, a partir das 19h00, a Companhia Almanach dá as boas-vindas aos comensais, com uma encenação para “abertura do arraial e arruadas dos trovadores”. A receção dos comensais segue, depois, para os claustros, onde vai decorrer a Ceia, a partir das 20h00, sob o tema “À Mesa com Fernando Magno de Leão e Sesnando Davides”.
A Ceia Medieval conta com recriações de época, a cargo da Companhia Almanach, desde a “abertura do arraial e arruadas dos trovadores” (às 19h00) até à demonstração de “em como se narram os feitos que levaram à conquista de Coimbra, antecedida por uma peregrinação a Santiago de Compostela” e a “benção do terreiro pela clerezia” (às 22h00). A iniciativa contempla, ainda, a realização de um teatro de fogo sobre “As iluminárias de Campus Stelae” (às 23h00) e, a encerrar a Ceia, pelas 24h00, a “Ronda dos aguazis”.
A Ceia Medieval já tem abertas as inscrições que decorrem até ao dia 15 de julho. Esta vai ter uma lotação limitada e um custo associado. Os interessados em participar na Ceia devem proceder a uma inscrição, através do e-mail do Departamento de Cultura e Turismo (dct@cm-coimbra.pt), do telefone (239 857 507 – Divisão de Cultura – Convento São Francisco) ou presencialmente, no Convento São Francisco.
É recomendado a todos os comensais o uso de traje medieval, cedido gratuitamente pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), o qual pode ser levantado no dia 19 de julho, entre as 10h00 e as 19h00, na Sé Velha sendo, depois, devolvido, no mesmo local, imediatamente a seguir à Ceia Medieval.
Este é um evento da CMC, que conta com a parceria da Diocese de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC).