19 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo: tradição e sabores regionais

7 de Fevereiro 2025

A charmosa vila de Penalva do Castelo prepara-se para receber, já este fim de semana (8 e 9 de fevereiro), a 34.ª edição da Feira do Pastor e do Queijo, um evento que se afirma como uma das principais celebrações gastronómicas e culturais da região. O certame promete reunir milhares de visitantes, com um programa diversificado que destaca o melhor dos produtos locais e da tradição beirã.

O evento, que outrora se realizava de forma mais modesta e apenas acontecia num único dia, sofreu uma verdadeira revolução desde 2014, transformando-se num evento de âmbito nacional e que ocupa agora todo o fim de semana.

Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, destaca esta mudança como um marco na promoção do concelho. “Transformámos uma feira que se realizava numa manhã de sexta-feira num evento de âmbito nacional, com dois dias de celebração e uma cobertura televisiva que leva Penalva do Castelo aos quatro cantos do mundo”, afirmou ao Jornal O Despertar.

Graças a esta mudança de paradigma, a feira ganhou uma nova dimensão, atraindo expositores e visitantes de diversas regiões.

 

Queijo de Penalva é o rei da festa

O queijo de Penalva do Castelo será o grande protagonista da feira, com a presença de duas queijarias certificadas, mais duas licenciadas e vários produtores familiares, garantindo uma oferta rica e autêntica deste produto. Para além da venda, haverá uma prova gratuita de queijo no domingo, ao meio-dia, uma tradição que se mantém desde 2014.

Segundo Francisco Carvalho, esta iniciativa substitui a oferta de almoço aos convidados. “Decidimos abdicar do tradicional almoço oficial para investir na oferta da prova de queijo, proporcionando uma experiência única a quem nos visita”, explicou o autarca, deixando claro que quem for à feira e não queira comprar tem a oportunidade de degustar desta iguaria.

Além do queijo, o evento contará com cerca de 60 a 70 expositores, oferecendo uma variedade de produtos regionais, como fumeiro artesanal, vinhos de qualidade, compotas, mel, doçaria tradicional e até as maçãs Bravo de Esmolfe.

“Nós temos aqui o fumeiro, que tem uma característica própria, e vem muita gente de fora para adquirir o fumeiro. Depois os vinhos das várias adegas também estão à venda ao público. Temos compotas, mel, doçaria e até a maçã Bravo de Esmolfe. É uma panóplia de serviços”, destacou o autarca.

A Feira vai decorrer em frente aos Paços do Concelho e terá uma tenda com 300 metros quadrados, onde estarão expostos os stands locais dedicados ao queijo, ao vinho e IPSS. Em volta da tenda estarão os restantes expositores.

 

Programa de animação chega a todos

Para além da parte gastronómica, a 34.ª edição da Feira contará com um programa de animação musical, que promete animar todos os presentes.

A abertura de portas acontece amanhã (8), pelas 10h00, e ao longo do dia vão atuar diversas tunas. À tarde, a partir das 16h30, no palco montado junto ao edifício da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, decorre a atuação de Ruizinho de Penacova, cujo estilo agrada ao público habitual da feira.

No domingo de manhã o espaço abre às 9h00 e o dia será recheado com diversas atuações de grupos de cantares. Haverá uma arruada pela Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, e pelas 12h00 é a prova de queijos gratuita.

Da parte da tarde, pelas 14h00 e até perto das 20h00, a Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo estará em destaque no programa Domingão, da SIC.

 

Feira tem um grande impacto

Com uma expetativa de alcançar mais de 10 mil visitantes ao longo dos dois dias, a feira é uma montra do dinamismo económico e cultural do concelho.

“Tendo em atenção que Penalva do Castelo tem uma população de pouco mais de sete mil habitantes, se passarem por cá mais do que aqueles que cá vivem eu fico muito satisfeito. Só espero que seja um fim de semana com bom tempo”, disse Francisco Carvalho.

O autarca destacou ainda que a Feira do Pastor e do Queijo é uma forma de chegar a milhares de pessoas. “Esta feira é essencial para projetarmos Penalva do Castelo além-fronteiras e fortalecer a nossa identidade cultural”, assegurou.

A cobertura televisiva, garantida este ano pelo programa Domingão da SIC, é um dos pontos altos, permitindo que a diáspora penalvense acompanhe o evento e mantenha viva a ligação com as suas raízes.

Para quem procura uma experiência autêntica, a 34.ª Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo é uma oportunidade imperdível de saborear o melhor da gastronomia regional e vivenciar a hospitalidade beirã.

 

 

Programa completo

Sábado | 8 fevereiro

10h00 – Abertura da Feira

10h15 – Atuação da Tuna S. Martinho de Pindo

11h00 – Atuação da Associação Rio Côja

11h45 – Atuação da Tuna Realense

15h30 – Atuação do Grupo de Concertinas do Dão

16h30 – Atuação do artista Ruizinho de Penacova

20h00 – Encerramento da Feira

 

Domingo | 9 fevereiro

9h00 – Abertura da Feira

9h45 – Atuação do Grupo de Cantares da União da Encoberta

10h00 – Receção às Entidades Oficiais

– Arruada pela Banda Musical e R. de P.Castelo

11h30 –Atuação do Grupo de Cantares Pena Alba

12h00 – Prova de Queijo

14h00 às 20h00 – Emissão do programa “Domingão” (SIC)

20h00 – Encerramento da Feira


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM