13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira Cultural de Coimbra abre hoje no Parque da Cidade

31 de Maio 2019

A Feira Cultural de Coimbra abre hoje (31 de maio) no Parque Dr. Manuel Braga, espaço emblemático da cidade que, durante 11 dias, se transforma num palco de celebração da cultura. Duzentos expositores dão vida a este certame que, como tem sido tradição, volta a juntar livros, artesanato, gastronomia, artes, animação e muitas outras atrações.

De hoje a 10 de junho, o Parque Dr. Manuel Braga recebe mais uma edição da Feira Cultural de Coimbra, certame que continua a apostar numa oferta cultural abrangente e que se dirige a público de todas as idades. Pelo recinto vão estar distribuídos 200 expositores, dos setores do livro, do artesanato, da gastronomia, da música, das artes plásticas e também de instituições do Município.

Durante a apresentação do evento, que decorreu anteontem nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara, Manuel Machado, destacou a vasta oferta deste certame, bem como algumas novidades introduzidas nesta edição que procuram “atrair novos públicos”.

“Queremos que a Feira Cultural seja um motivo de visita para os moradores da cidade e dos concelhos vizinhos”, afirmou, realçando que o evento assenta “no que há de melhor”, congregando “um conjunto de apostas diferenciadoras que procuraram fazer a ligação entre o antigo, o presente e o futuro nas mais diversas formas de ação cultural”. Considera que, durante estes 11 dias, este será “um ponto de encontro ímpar” e “uma oportunidade de reforçar a animação e a atratividade do ‘coração’ da cidade”, deixando um convite a todos para que vão visitar o certame.

O setor do livro vai contar com a presença de mais de 50 expositores, numa grande diversidade que dá a conhecer a realidade da edição portuguesa, desde as publicações recentes aos livros mais antigos. Contos, manta de escritores, leituras partilhadas, estafeta de leitura, poesia, apresentações de livros, sessões de autógrafos e palestras são algumas iniciativas previstas nesta área, sendo de destacar a presença na feira, na terça feira, às 18h00, de José Rodrigues dos Santos, que irá falar de jornalismo e escrita literária.

Na área do artesanato vão estar 90 artesãos, provenientes de todo o país e que vão apresentar o artesanato que se faz em Portugal, tanto na vertente tradicional como contemporânea. Neste setor, destaque também para alguns eventos diferenciadores, como destacou a vereadora Carina Gomes, como o projeto INTERREG Espanha-Portugal, através de um “FabLab de Artesanato” que conta com a colaboração do CEARTE e que vai juntar artesãos espanhóis e portugueses em várias iniciativas, como workshops de fotografia, serigrafia e bordados e uma exposição de moda têxtil artesanal.

No setor da gastronomia vão apresentar-se 21 expositores, com uma grande diversidade de iguarias, como os sabores das Beiras e da gastronomia internacional, a doçaria regional e “street food”.

As artes plásticas, as edições musicais, a cultura e criatividade e as representações institucionais contam com 34 expositores.

A par da vertente expositiva há um programa diário recheado, com atividades para todos os gostos e idades. Das novidades anunciadas, destaque para a existência de um auditório, onde se vão realizar vários eventos; para a presença do ‘youtuber’ SirKazzio, amanhã, às 18h00; para a apresentação de um evento inédito que, no dia 10, durante cinco horas, vai juntar seis projetos musicais distintos; e para a exposição de um autocarro elétrico antigo, um troléi, um autocarro de dois andares e um dos elétricos que foi recentemente apresentado, mostra que, como explicou o vereador Jorge Alves, pretende dar a conhecer a evolução da história dos elétricos na cidade ao longo dos últimos 111 anos.

A par com tudo isto, destaque ainda para os vários eventos desportivos que vão decorrer neste período, como o “The Run Color” (amanhã, 1 de junho) que, de acordo com o vereador do Desporto, Carlos Cidade, conta já com 2.500 pessoas inscritas.

Os vários espetáculos musicais, a dança, o teatro, a ginástica, a maratona das “24 Horas Culturais”, as comemorações dos 30 anos da atribuição do Prémio Camões a Miguel Torga e a Maratona “Pop Team” são apenas mais algumas das muitas atrações que o visitante vai encontrar, durante estes 11 dias, na Feira Cultural de Coimbra.

Com entrada livre, a Feira abre hoje e vai funcionar de segunda a quinta feira das 14h00 às 22h30, à sexta das 14h00 às 24h00, aos sábados e véspera de feriado das 11h00 às 24h00 e ao domingo e feriado das 11h00 às 22h30.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM