21 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Feira à Moda Antiga e do Artesanato junta mais de 50 expositores na Solum

16 de Novembro 2018

A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais inaugura, na quinta feira, a Feira à Moda Antiga, certame que vai juntar na Solum mais de 50 expositores. A tradicional Feira de Artesanato que se realiza habitualmente no Largo Padre Estrela Ferraz associa-se, pela primeira vez, a esta espécie de “viagem no tempo”, um dos pontos altos das celebrações dos 164 anos desta Freguesia, que vão prolongar-se até 25 de novembro.

A Feira à Moda Antiga regressa na próxima semana ao jardim entre os centros comerciais Gira Solum e o Alma Shopping. A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais congratula-se com o sucesso que esta realização teve nas primeiras edições e pretende que este seja mais um evento que integre o seu calendário anual.

“Recriamos mais uma Feira à Moda Antiga, juntamente com a Feira de Artesanato, e queremos lembrar à população de Santo António dos Olivais que esta é mais uma atividade que tem como finalidade mostrar à população o que se faz na freguesia a nível cultural. Esta é já uma feira marcante, muito apreciada e que queremos continuar”, sublinha Francisco Andrade. Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, vão participar nesta mostra – que abre na quinta e decorre até domingo (25 de novembro), dia em que a Freguesia celebra 164 anos – “mais de 50 expositores”, que vão trazer ao recinto “uma grande diversidade de produtos e atrações”.

“Vamos ter uma mistura variada, uma polivalência grande, de forma a assegurar que haja de tudo um pouco. Esperamos que o público goste e estamos convencidos de que vamos receber muita gente durante os quatro dias em que decorre a feira”, realça o autarca.

Artesanato, gastronomia, doçaria, produtos de fumeiro, queijos, representações institucionais, coletividades da freguesia vão misturar-se pelo recinto, onde se destacará o ambiente das feiras antigas, com os trajes e produtos da época a convidarem os visitantes a “viajarem no tempo” e a desfrutarem dos sabores únicos da gastronomia portuguesa, da criatividade dos artesãos e da música tradicional.

Tal como tem sido habitual, não falta também o tradicional “café da avó”, tão apetecível nestes dias frios, e a animação musical. No total, esta realização envolve mais de uma centena de pessoas que irá assegurar que este seja um momento de diversão e convívio para todos.

A inauguração da feira está marcada para quinta feira, às 17h00. Na sexta reabre às 16h00 e no fim de semana às 12h00.

Homenagens e evocações nos 164 anos da Freguesia

A Feira à Moda Antiga abre o programa comemorativo dos 164 anos da Freguesia de Santo António dos Olivais, que se assinala a 25 de novembro. Esta data vai ser assinalada com um programa extenso, onde se destaca uma palestra, no dia 24, no auditório da Junta, sobre Santo António; e a homenagem, no dia 25, ao ator Joaquim Basílio, o famoso “Mendigo Basílius”, falecido no ano passado.

De referir ainda, entre outros eventos que serão depois anunciados, a realização de uma palestra sobre nutrição, no dia 23, a partir das 14h00, no auditório da Junta de Freguesia. Com o tema “Mitos e Verdades sobre a Alimentação Saudável”, vai ser proferida pela nutricionista Carina Ferreira. O programa segue depois, a partir das 15h30, com a realização de rastreios nutricionais abertos a quem assistir à palestra. Organizado pelo Pelouro da Solidariedade Social da Junta e pelo Espaço Calmamente, este evento tem participação gratuita.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM