4 de Agosto de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Fado, Rainha Santa e tecelagem entre os finalistas das 7 Maravilhas de Portugal

6 de Julho 2020

O Fado de Coimbra, a Procissão das Festas da Rainha Santa Isabel e a tecelagem de Almalaguês estão entre os 140 finalistas nacionais do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular, podendo receber já os votos do público.

Apresentadas pela Câmara Municipal de Coimbra e Coimbra + Futuro, estas candidaturas passaram pelo “crivo” do júri e estão entre os sete finalistas regionais. Seguem-se agora as eliminatórias, que começam já hoje.

Dedicado este ano à Cultura Popular, esta edição do concurso 7 Maravilhas de Portugal visa homenagear a autenticidade do nosso país, que cada vez mais se afirma pelos seus valores únicos, pela sua base cultural, pelas suas tradições e as suas gentes. Há sete categorias a concurso – Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias; e Artefactos – e já foram apurados os 140 finalistas regionais, que representam os 18 distritos e as duas regiões autónomas. Os 140 patrimónios eleitos vão participar agora nas respetivas eliminatórias regionais, que correspondem a 20 programas com emissão em direto na RTP e apresentação a cargo de Catarina Furtado e José Carlos Malato. Os programas vão decorrer a partir de hoje e durante todo esse mês, com o objetivo de serem apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares. No dia 16 de agosto, segue-se um programa de repescagem e será igualmente o voto popular que decidirá quais os oito repescados. Estes 28 semifinalistas serão, depois, distribuídos em duas semifinais, que decorrerão nos dias 23 e 30 de agosto e das quais sairão os 14 finalistas. Os vencedores das 7 Maravilhas da Cultura Popular serão conhecidos num programa final, a transmitir no horário prime-time da RTP, a 5 de setembro.

O concelho de Coimbra tem três candidatos finalistas e já é possível votar neles: o Fado de Coimbra, na categoria Músicas e Danças (760 207 788); a Procissão das Festas da Rainha Santa Isabel, na categoria Procissões e Romarias (760 207 789); e a Tecelagem de Almalaguês, na categoria Artesanato (760 207 790). Os padrinhos já são conhecidos. O presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha, é o padrinho do Fado de Coimbra; a professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Cristina Robalo Cordeiro, apadrinha a Procissão da Rainha Santa; e o presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho, a Tecelagem de Almalaguês.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM