A Expofacic mantém o seu cariz solidário. O programa alia, este ano, moda e solidariedade, numa realização que conta com a participação de modelos muito especiais, demonstrando o caráter inclusivo deste certame que, até domingo, continua a mostrar todo o potencial desta região.
Para hoje está marcada a eleição distrital da “Miss Queen Coimbra”, organizada pela “Miss Queen Portugal”. Este concurso, que se estreia na Expofacic, conta com a participação de jovens nascidas ou residentes no distrito, que vão desfilar pelo palco instalado no relvado perante o júri que terá a responsabilidade de eleger a “Miss Queen Coimbra 2019”, que sucederá a Maria Dias, jovem de Cantanhede que representou o distrito de Coimbra na final nacional e ainda as cores de Portugal no Miss Freedom of the World, no Kosovo.
Outro evento pioneiro é o Desfile Solidário, que está marcado para domingo, Dia da Solidariedade. Promovido em parceria com o Lions Club de Cantanhede, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e várias marcas de moda e artesãos, este é um desfile original que, a par com os modelos convidados, vai levar à “passerelle” também os jovens modelos da APPACDM.
Neste Dia da Solidariedade, que marca a despedida da Expofacic, a Delta Cafés vai realizar também a campanha “Coração Delta”, que vai apoiar quem mais precisa. A associação de solidariedade do Grupo Nabeiro foi criada com o objetivo de desenvolver projetos de voluntariado e apoio social e é isso que vai continuar a fazer também neste certame. A mostra de cafés no “Espaço Delta” está marcada para as 18h30 de domingo e parte de receita angariada nesta campanha destina-se a apoiar famílias carenciadas do concelho de Cantanhede, através da doação de recheados cabazes na época natalícia, tal como sucedeu já no ano passado.