A Expo Cernache está de regresso à freguesia com a sua nona edição, de 24 a 27 de agosto, com diversas novidades. O evento, que se realiza em conjunto com 14ª Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos típicos de Cernache, visa “contribuir para a afirmação da freguesia e de todo o concelho”, valorizando os diversos espaços comerciais, industriais e agrícolas, “como importantes veículos da atividade económica, turística e cultural da região”, referiu a Junta.
“Este é um certame que cresceu em espaço e em dinamismo, tendo as inscrições do artesanato esgotado em menos de dois dias”, disse o presidente Victor Carvalho, durante a apresentação do evento, que teve lugar na segunda-feira (31 de julho), no Museu Moinho das Lapas.
Este ano, a Expo Cernache, com um orçamento de 15 mil euros, conta com mais um dia de festa, num cartaz pensado para todas as idades, bem como com mais um espaço na área da gastronomia.
“Iremos também ter dois palcos, o principal e outro dedicado aos jovens artistas da freguesia da responsabilidade da Oficina de Música de Cernache”, acrescentou o autarca.
Ao todo, o certame, de entrada gratuita, conta com a presença de 90 expositores, entre artesanato (30 espaços), com cestaria e tecelagem de Almalaguês “ao vivo”, doçaria com cerca de 12 stands, espaços agrícola e empresarial com cerca de uma dezena de participantes, bem como da doçaria (12 espaços) e pequena e grande gastronomia tradicionais, “um dos pontos mais fortes da Expo Cernache, cuja maioria está a cargo de nove associações da freguesia”.
“Outra das novidades é o alargamento do espaço da pequena gastronomia, que vai ficar localizado na mesma zona do palco secundário e paralelo à grande gastronomia, de modo a trazer animação e a atrair os visitantes”, partilhou Victor Carvalho.
Do programa musical destacam-se vozes nacionais e espetáculos de natureza cultural e artística, com músicas que vão do pop rock à popular portuguesa. No primeiro dia (24 de agosto) a festa vai fazer-se na freguesia com o concerto da artista Micaela e do grupo de baile Dança Comigo. Na sexta-feira (25), a animação está a cargo da banda Rockluso e de Luís Travassos.
No dia 26 de agosto (sábado), João Claro e a fadista da região Joana Rangel são os músicos responsáveis por animar o recinto. A Expo Cernache termina no domingo (27) com uma tarde dedicada ao folclore, a partir das 15h00, e com uma noite de popular, proporcionada pelas Concertinas Sons de Casconha e os Cavaquinhos Cantares à Solta.
Os mais novos também não foram esquecidos, pois a Junta vai ter um espaço dedicado às crianças, com insufláveis e muitas atividades.
“No ano passado, o certame excedeu as expetativas, com cerca de 20 mil visitantes a passar pela Expo Cernache. Este ano gostaríamos de manter ou ultrapassar esse número, pois este já é um evento da região e não apenas da freguesia e do concelho de Coimbra”, sublinhou o presidente da Junta de Cernache.