17 de Junho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Expo Cernache promove artesanato, gastronomia e negócios

3 de Setembro 2018

Artesanato, gastronomia, agricultura, comércio, indústria e animação são algumas das principais atrações da Expo Cernache, certame que vai animar esta freguesa do concelho de Coimbra de hoje a domingo (31 de agosto a 2 de setembro). Apesar das limitações financeiras e da falta de apoios, aguardam-se três dias de muita festa e convívio.

Começa hoje a 6.ª edição da Expo Cernache. Cerca de 80 expositores, ligados aos mais diversos setores de atividade, vão distribuir-se pelo recinto junto ao Museu Moinho das Lapas onde, durante três dias, vão apresentar ao público os seus produtos e serviços.

Promovida pela Junta de Freguesia de Cernache, esta feira mantém-se nos moldes habituais, continuando a privilegiar a gastronomia, o artesanato, o setor agrícola, comercial e empresarial e também a vertente da animação. Durante a apresentação do programa, o presidente da Junta, António Lopes, lamentou a falta de apoios e destacou o grande espírito de voluntariado e entreajuda de toda a equipa que trabalha “dia e noite” para que a Expo Cernache seja novamente um sucesso.

“Temos que viver com os dinheiros que temos. Não temos apoios. Gostaríamos que a Câmara nos apoiasse para que pudéssemos ter um cartaz melhor, de forma a atrair mais pessoas à freguesia”, realça o autarca.

Mas, apesar da falta de apoios, o programa mantém todas as suas atrações e um significativo número de expositores. António Lopes lembra que esta feira já ultrapassou, há muito, os limites da freguesia, atraindo expositores de toda a região.

“Esta é uma feira regional que atrai pessoas de toda a região. Os expositores acham que a nossa Expo Cernache tem potencial e o que nós queremos é que venham cada vez mais”, sublinha.

No total são cerca de 80 os expositores presentes, ligados aos setores agrícola, comercial e industrial. Destes, cerca de duas dezenas são artesãos, área que, como destaca o presidente da Junta, continua a ser uma das grandes referências deste evento, com uma participação “muito forte”.

A gastronomia volta a estar a cargo das coletividades da freguesia, que vão dinamizar as oito tasquinhas que vão trazer ao recinto as iguarias típicas da gastronomia regional, como a chanfana, o leitão, as pataniscas, as sardinhas e também os doces sabores, onde não vão faltar o arroz doce e as “escarpeadas”. Para além de enriquecer o certame, uma vez que os “comes e bebes” continuam a ser um dos grandes fatores de atração destas realizações, as tasquinhas assumem-se também como uma forma de apoiar as associações. António Lopes considera que, desta forma, as coletividades têm possibilidade de angariar receitas extra. “Como a Junta não tem possibilidade de lhes dar mais apoios, esta é uma forma indireta de as ajudarmos, uma vez que a Expo Cernache é uma boa oportunidade para apresentarem os seus produtos e as pessoas têm aderido bem”, explica.

Na vertente da animação, a aposta vai para a “prata da casa”, numa oferta variada onde não falta a música de baile, o fado e o folclore.

Com entrada gratuita, a Expo Cernache abre hoje, às 19h00, enquanto no fim de semana vai funcionar a partir das 12h00. Hoje a animação está a cargo de “Doce Mel” (21h30) e The Grau (23h30). Já amanhã sobem ao palco Joana Rangel (21h30) e Lily & Primos (23h30). No domingo destaque para a etnografia e folclore, com a atuação do Rancho “As Moleirinhas de Casconha”, às 18h00. Segue-se um momento de concertinas, com a atuação do grupo “Sons de Casconha”, às 20h30, e baile animado pelo grupo “Dança Comigo”, a partir das 21h30.

Recorde-se que a história deste evento começou há 12 anos, com a Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Típicos da freguesia. Seis anos depois transformou-se em Expo Cernache, abrindo-se a mais expositores e a outras áreas de negócio. António Lopes assume que as “expectativas são boas” para esta edição, até porque os motivos de atração são muitos e “as condições são excelentes”. Espera que, à semelhança dos últimos anos, o “público adira e que esta Expo Cernache seja mais um êxito”.

Esta edição conta com um orçamento de apenas 5.000 euros e vai realizar-se graças ao trabalho e empenho do executivo e dos funcionários da Junta de Freguesia que tudo prometem fazer para manter viva a sua feira. De acordo com os dados divulgados, no ano passado visitaram a feira 10.000 pessoas.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM