O barulho do arrancar dos karts vai fazer-se ouvir no próximo domingo, dia de 25 setembro, no Parque Empresarial de Eiras. O primeiro evento de Coimbra que envolve esta experiência desportiva tem como organizador a União de Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades em colaboração com o Município de Coimbra.
Esta iniciativa foi pensada pela Associação Nacional Controladores Desportos Motorizados e conta com a colaboração de duas coletividades da UF, a Roda Pedaleira e Dianteira. José Guedes, membro da organização, confessou “não ser fácil estruturar este evento devido às irregularidades do alcatrão, pois uma coisa é a prova ser realizada num kartódromo outra é ser na via pública, mas sempre com boas expectativas, sendo que é uma estreia”.
O traçado terá cerca de 1212 metros onde será possível dar entre 10 e 17 voltas sem que seja possível efetuar uma ultrapassagem. Serão cerca de 20 participantes, terá direito a público e a stands de comida e bebida.
“Nesta primeira edição o público não poderá participar nem experimentar os karts, mas num evento futuro poderá vir a tornar-se uma realidade”, explica o vereador de Deporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes.
Como perspetiva futura a UF espera “continuar a investir no desporto”. Luís Correia, presidente da União de Freguesias, alerta para “a importância de um público educado e que respeite as normas de segurança para que não haja nenhum acidente. As estradas vão estar cortadas e devidamente sinalizadas nesta iniciativa”. A entrada é gratuita.