22 de Agosto de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Estudante pedalou 8.000 quilómetros em homenagem à Universidade de Coimbra

9 de Agosto 2019

Um estudante iraniano que se encantou pela Universidade de Coimbra (UC) pedalou cerca de 8.000 quilómetros em bicicleta, entre Tabriz (Irão) e Coimbra, numa homenagem às “boas memórias” que guardou da sua passagem pela UC, ao abrigo do programa de mobilidade internacional Erasmus.

Depois de mais de três meses a pedalar, Sadegh Alizadeh, estudante de Desporto e Educação Física, chegou na passada quinta feira a Coimbra, tendo sido recebido na Porta Férrea pelo vice-reitor da UC para a Qualidade e o Desporto, António Figueiredo, e pelo diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC, José Pedro Ferreira.

O jovem, de 33 anos, tinha há muito o sonho de fazer uma grande viagem de bicicleta. Decidiu avançar com o projeto depois de ter estudado na UC no primeiro semestre do ano letivo 2018/2019. A viagem durou 100 dias, com Sadegh Alizadeh a pedalar uma média de 80 quilómetros por dia, tendo passado por 14 países.

“Decidi acabar em Coimbra porque a UC e a cidade inspiraram-me a começar esta viagem”, contou Sadegh, recordando que viveu, nos seis meses que esteve em Portugal, as “melhores experiências” da sua vida. No final da experiência, considera que foi “incrível”, apesar dos momentos difíceis, tanto do ponto de vista físico como mental. Recorda que nos Balcãs teve de enfrentar uma orografia muito complicada, em Espanha e França temperaturas acima dos 40 graus, na fronteira entre a Turquia e a Síria ouviu os sons de tiros à noite e em Roma encontrou um ambiente perigoso junto à estação de comboios.

Quase sempre a acampar, deixou-se deslumbrar pelas paisagens de Itália e dos Balcãs e diz que foi sempre recebendo gestos de solidariedade pelo caminho, com pessoas a oferecerem-lhe café, comida ou espaço para dormir.

Agora, o estudante iraniano espera concluir os estudos na Turquia e, “quem sabe”, candidatar-se a um curso na Universidade de Coimbra, disse na chegada à UC.

Para o vice-reitor António Figueiredo esta foi uma grande manifestação de carinho pela UC, instituição que continua a apostar na internacionalização. “Com estas manifestações de carinho, a UC sente reforçada a sua motivação para percorrer este caminho, no que diz respeito à internacionalização”, disse, dando ainda conta que, neste momento, a instituição acolhe mais de 5.000 estudantes internacionais de mais de 100 nacionalidades distintas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM